Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte e Lazer

Aulas Gratuitas: Atividades Físicas e Esportes

A Prefeitura oferece a oportunidade da prática – regular e gratuita - de esportes e atividades físicas em diversas modalidades, também inclusivas, às comunidades do centro e de todos os bairros de Curitiba. Entre elas constam Hidroginástica, Natação, Ginástica, Zumba, Alongamento, Musculação, Basquete, Pilates, Surf, Ciclismo, Circo, Skate, Handbeach, Handebol, Escalada, Escalada Esportiva, Badminton, Bocha, Xadrez, Yoga; além de Basquetebol ou Tênis em Cadeira de Rodas, Futsal 5 (de cegos), Bocha adaptada, em turmas exclusivas para Pessoas com Deficiência – PcD.

O horário das aulas vai das 7h às 21h, de segunda a sábado.

Atenção! O uso de máscara é indispensável. Recomendado o uso de álcool em gel, para higienização frequente das mãos, como forma também de prevenir e combater doenças respiratórias como resfriado, gripe e pneumonia.

Faixa etária

As turmas são divididas em masculinas, femininas, mistas, para crianças, adolescentes e adultos. As atividades são direcionadas conforme a faixa etária dos usuários: entre 6 a 17 anos, (Programa de Iniciação Esportiva, o Escola+Esporte=10); a partir de 9 anos (atividades aquáticas, respeitadas as alturas exigidas em regulamentação interna); entre 15 e 59 anos (para jovens e adultos, no Programa Curitiba Ativa) e dos 60 anos ou mais (para os participantes do Programa Idoso em Movimento).

Leva-se em consideração também a disponibilidade de vagas nos equipamentos públicos, espalhados pelas Administrações Regionais: 21 Centros de Esporte e Lazer, 5 Clubes da Gente, 2 Centros da Juventude, 2 Centros de Iniciação ao Esporte. Além deles têm os Centros de Atividade Física Ouvidor Pardinho e do Parque Barigui; o Centro de Lutas Tatuquara, a Pista Municipal de Ciclismo BMX Cajuru, a Sala de Ginástica Artística Portão e o Velódromo do Jardim Botânico.

Cadastro

Para tornar-se um aluno é preciso ter registro ou então registrar-se antes no e-Cidadão, o cadastro único do Município, fornecendo o número do seu CPF e escolhendo uma senha. Use o link https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/e-cidadao-cadastro-unico-no-municipio/787, que traz dados detalhados do procedimento.   

Depois o interessado acessa a “Área do Aluno”, no portal Curitiba em Movimento, escolhe a atividade do seu interesse e o centro esportivo que quer frequentar. Se houver vaga disponível, já faz sua inscrição e agenda a data para sua avaliação física.

Naquele ambiente encontram-se, além da listagem das modalidades ofertadas, as turmas, a disponibilidade de vagas, os endereços dos equipamentos (por Administração Regional onde se localizam), os horários das aulas e os contatos para mais informações.

Para atividades em piscina, há três opções possíveis: Hidroginástica, Natação ou Polo Aquático. Importante observar que a Natação é exclusiva para iniciação no esporte e a permanência máxima é de um ano letivo nas aulas. 

Todos os dados a respeito do Curitiba em Movimento, site responsivo, podem ser obtidos também pelo Curitiba APP, na área chamada Mais Integrados. 

Atestado  

A frequência às aulas de qualquer  modalidade esportiva exige a apresentação de documento de identidade original com foto (como RG ou Carteira Nacional de Habilitação), exame médico atualizado; e, no caso da Hidroginástica, encaminhamento médico.

O atestado médico e dermatológico deve informar com clareza que o paciente está fisicamente apto para realizar, com segurança, a atividade que escolheu praticar e trazer sua identificação pessoal (inclusive número do RG). Precisa estar datada, com assinatura e carimbo (ou número do registro no Conselho Federal de Medicina – CFM) do médico responsável.

Estas exigências estão previstas na Lei n.º 13.559/2010, Lei n.º 605/1949, Lei n.º 8078/90, Decreto n.º 27.048/1949, Resolução CFM n.º 1.658/2002, Resolução CFM n.º 1.851/08.

Importante: Se o aluno matriculado tiver duas faltas não justificadas, sua vaga será aberta, automaticamente pelo sistema, a um novo cadastro. 

Orientações sobre esse serviço são fornecidas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156. 

Os Núcleos Regionais, com endereços abaixo, também atendem presencialmente para tirar dúvidas. 

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.