Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Habitação e Moradia

Amortizar Prestação da Casa Própria Com FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para amortizar a dívida principal ou para diminuir o valor das prestações da casa própria, adquirida por meio da Companhia de Habitação Popular de Curitiba. O Fundo é dinheiro sob administração federal e a Caixa Econômica é a encarregada de fazer a liberação, analisando os financiamentos caso a caso.

 

Pelas regras oficiais, o saldo que o trabalhador com carteira assinada tem no FGTS pode ser usado em financiamento imobiliário já firmado, em três situações: para diminuir o valor das próximas 12 prestações; amortizar o saldo devedor do imóvel, diminuindo o valor das parcelas; e para diminuir o número (mas não o valor) de parcelas a pagar.

 

O interessado pode procurar uma agência de atendimento da Cohab, com os documentos que devem acompanhar seu pedido à Caixa:

 

  • Fotocópia legível da Carteira de Identidade. Se casado, do casal.
  • Fotocópia legível do CPF. Se casado, do casal.
  • 2° via da Certidão de Estado Civil atual. A data de expedição deve ser de no máximo 30 dias, se nasceu/casou em Curitiba ou Região Metropolitana.
  • Fotocópia legível do carnê de pagamento (do financiamento?) em dia.
  • Fotocópia da Carteira de trabalho atualizada (qualificação civil, foto e contrato de trabalho).
  • Fotocópia legível do PIS/PASEP, do titular do FGTS.
  • Fotocópia legível do contrato registrado (qual: de financiamento, de trabalho?) ou matrícula na qual conste registro do contrato (em Cartório?).
  • Original ou fotocópia legível do extrato atualizado do FGTS, com os registros/ movimentações dos últimos 2 (dois) anos.
  • Declaração de Negativa de Propriedade de Imóveis e Destinação de Imóvel (modelo a ser retirado na Cohab), devidamente preenchida, assinada e com firmas reconhecidas;
  • Autorização para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS (modelo a ser retirado na Cohab), devidamente preenchida e assinada.

 

Toda essa documentação será verificada e outros documentos poderão ser exigidos pela Caixa, para liberar o uso do FGTS para diminuir o valor da prestação do financiamento.

 

Para solicitar esse serviço entrar em contato no pelo Alô Cohab, 0800 41 32 33 ou telefone 3221-8133 das 9h às 15, de segunda a sexta-feira.

Telefone: 0800-413233

E-mail: falecom@cohab.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 15h.

Companhia de Habitação Popular de Curitiba