Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Agricultura Urbana

A Agricultura Urbana desponta como uma valiosa iniciativa da Prefeitura de Curitiba. Desdobra-se em três programas essenciais para o cultivo de alimentos, em pleno cenário urbano, que fortalecem os laços comunitários na busca de uma vida mais saudável e promovem a sustentabilidade ambiental, com reflexos mundiais.

Para o desenvolvimento dos programas é oferecido apoio técnico, incluindo avaliação de viabilidade, pela equipe da Unidade de Agricultura Urbana e pelo Núcleo Regional da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição - SMSAN, além de treinamentos teóricos e práticos. 

Hortas Comunitárias Urbanas

Caracteriza-se pelo apoio ao cultivo em vazios urbanos por cidadãos organizados via Associação de Moradores ou Entidade Social. Para saber como participar, clique aqui > https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/horta-comunitaria/107

Hortas Escolares

Caracteriza-se pelo apoio ao cultivo e ações de educação ambiental em escolas regulares, integrais, especiais, Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs ou Centros de Educação Infantl - CEIs, entidades educacionais conveniadas com a Prefeitura. Para saber como participar, clique aqui >  https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/horta-escolar/108

Hortas Institucionais

Caracteriza-se pelo apoio ao cultivo em espaços institucionais como Centros de Referência de Assistência Social – Cras, Centros de Referência Especializados de Assistência Social -  Creas, Unidades de Saúde, Organizações da Sociedade Civil - OSC e Escolas de Educação Especial que não sejam municipais ou conveniadas com a Prefeitura.

O cultivo de hortas nesses espaços é realizado pelos próprios funcionários e usuários das instituições, com objetivos ocupacionais, terapêuticos ou de caráter social. Para mais informações, clique aqui > https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/horta-institucional/109

Treinamentos comuns

Todos os participantes têm acesso a treinamentos sobre cultivo e manutenção de canteiros para produção de frutas, hortaliças, temperos, flores comestíveis, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC),sem agrotóxicos; métodos de compostagem e vermicompostagem, com caixas apropriadas disponibilizadas, assim como para abelhas sem ferrão e plantas melíferas. As atividades acontecem na Fazenda Urbana.

Arquivos para download

Modelo de ofício para Horta Comunitária

Modelo de ofício para Horta Escolar

Modelo de ofício para Horta Institucional

Contatos e Atendimento

Telefone: (41) 9925-8575 (WhatsApp) - somente mensagens
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
E-mailagriculturaurbana@curitiba.pr.gov.br

Recomendações sanitárias – A SMSAN orienta comerciantes, permissionários, funcionários e usuários de seus equipamentos a realizarem a higienização frequente das mãos com álcool em gel 70% O uso de máscara é recomendado para quem apresenta sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza, mesmo ao ar livre.

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.