CORONAVÍRUS: A MELHOR PROTEÇÃO É A PREVENÇÃO

Saiba tudo sobre o novo coronavírus em Curitiba

ENTENDA O VÍRUS

As medidas preventivas simples ainda são a melhor maneira de se proteger contra o coronavírus, que ainda não tem vacina.

A covid-19 pode ser transmitida de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da covid-19 são febre associada a sintomas respiratórios (tosse, coriza, dificuldade de respirar, dor de garganta).

TRANSMISSÃO

Toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos, também transmitem o vírus.

O período médio de incubação (intervalo entre a data de contato com o vírus e o início dos sintomas) é de 5 a 14 dias.

PRIMEIROS SINAIS

A infecção respiratória é causada por um novo vírus, portanto o comportamento e evolução dos casos está sob constante monitoramento das autoridades nacionais e internacionais de saúde.

Todos que chegarem de viagem do exterior ou de estados com transmissão comunitária, nos últimos 14 dias, com febre e sintomas respiratórios (coriza, tosse, falta de ar, dor de garganta), podem ser enquadrados como casos suspeitos.

CHEGUEI DE VIAGEM, QUAL A RECOMENDAÇÃO?

- Isolamento domiciliar de sete dias para todas as pessoas que retornem de viagem do exterior ou de estados com transmissão comunitária, mesmo que não apresentem sintomas.

 - Isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornarem de viagem do exterior ou de estados com transmissão comunitária e apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar).

Quem se enquadra num caso suspeito poderá receber, pelo telefone (41) 3350-9000, mais informações sobre a doença e a melhor forma de buscar atendimento.

TRATAMENTO

Assim que os sintomas surgirem, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Com as orientações do especialista, algumas medidas simples podem ajudar, como:

- Fazer repouso;

- Beber bastante água;

- Tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse;

- Usar umidificador de ar.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS

A Secretaria Municipal da Saúde está ampliando o número de posições na Central de Atendimento sobre coronavírus para atender melhor a população.

FUI ORIENTADO A FICAR EM ISOLAMENTO, E AGORA?

Caso o paciente não more sozinho, deve permanecer em cômodo privativo individual e bem ventilado.

Limitar o número de cuidadores e não receber visitas.

Limitar a circulação do paciente por ambientes compartilhados, como cozinha e banheiro, e garantir que estes cômodos estarão sempre ventilados.

Recomendar ao paciente em isolamento que, ao se deslocar para ambientes de uso compartilhado, use máscara descartável e higienize as mãos após vestir a máscara - esta deve ser descartada no lixo imediatamente após o uso. Após o descarte, higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel.

Máscaras cirúrgicas descartáveis não devem ser reutilizadas e devem ser trocadas sempre que úmidas.

Etiqueta respiratória deve ser praticada por todos: cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando lenço de papel ou o cotovelo flexionado, fazendo a higiene das mãos imediatamente após.

Descartar os materiais usados para cobrir a boca e o nariz imediatamente após o uso.

Materiais descartáveis gerados pelo paciente ou durante os seus cuidados devem ser mantidos em saco de lixo no quarto, antes do descarte com outros resíduos domésticos.

Não compartilhar objetos de uso pessoal: escovas de dente, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama.

Talheres e pratos devem ser lavados com água e sabão ou detergente comum e podem ser reutilizados.

Peças de vestuário, roupas de cama e roupas de banho do paciente, limpas ou sujas, devem ser lavadas separadamente com água e sabão comum. Evitar agitar a roupa suja.

Os pacientes devem permanecer em casa pelo período recomendado.

Contatos sintomáticos devem ligar para o telefone: 41 3350-9000.

Cuidadores de crianças pequenas devem usar máscara descartável ao segurar a criança e higienizar as mãos após.

MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA

A Prefeitura de Curitiba vai contratar 428 profissionais de saúde para trabalhar no combate ao coronavírus na cidade. Serão 50 médicos, 150 enfermeiros e 228 técnicos de enfermagem, que passarão a reforçar de maneira emergencial o quadro de servidores da saúde do município.

Somando os esforços de preparação para a epidemia do novo coronavírus na capital paranaense, a Prefeitura de Curitiba publicou o decreto 407, no dia 13 de março, que dispõe sobre as regras para a requisição de bens e serviços de assistência à saúde. O decreto leva em consideração a declaração de emergência de saúde pública de importância nacional.

Com o decreto, caso a disponibilidade seja insuficiente para a demanda na rede municipal de saúde, a SMS poderá requisitar da iniciativa privada a qualquer tempo: leitos hospitalares, insumos, produtos, equipamentos, medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros bens para a manutenção da vida, para a cobertura assistencial da população com risco de morte ou sofrimento intenso em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. O decreto prevê a garantia de pagamento posterior de indenização justa.

O texto também permite, caso necessário, a suspensão de procedimentos eletivos, em razão de atendimento de urgência pelo coronavírus.

VEJA TODAS AS MEDIDAS ADOTADAS CLICANDO AQUI

VEJA AQUI TODOS OS DECRETOS EMITIDOS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA 

SECRETARIA DA SAÚDE

Além deste decreto, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba também trouxe novas orientações à população:

- Isolamento domiciliar de sete dias para todas as pessoas que retornam de viagem do exterior ou de estados com transmissão comunitária, mesmo que não apresentem sintomas.

- Isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornam de viagem do exterior ou de estados com transmissão comunitária e apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar).

- Proibição de visitas hospitalares a pacientes internados. Somente serão admitidos os acompanhantes.

- Cancelamento ou adiamento de eventos de massa (principalmente aqueles a partir de 200 pessoas). Em caso de dúvida, os organizadores devem ligar para (41) 3350-9000.

 

VEJA AS ATIVIDADES SUSPENSAS

A Prefeitura adotou uma série de medidas para conter a transmissão do coronavírus, entre elas o cancelamento de atividades esportivas e culturais e o fechamento de equipamentos municipais que reúnam grande número de frequentadores. Serviços essenciais, como transporte coletivo e Restaurantes Populares, estão mantidos. 

CONFIRA COMO FICAM OS ESPAÇOS E SERVIÇOS CLICANDO AQUI.

SEJA UM VOLUNTÁRIO

A Secretaria Municipal de Saúde está chamando profissionais e estudantes da área para atuar como voluntários no combate ao coronavírus em Curitiba. A partir desta quarta-feira (18/3), os interessados devem acessar o site http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/  clicar no banner e preencher o formulário. 

Os voluntários poderão atuar nas 111 unidades básicas de saúde da capital e nas nove unidades de pronto atendimento, as UPAs. Nesses serviços, eles vão apoiar as equipes na triagem dos pacientes e em outras atividades que possam tornar ainda mais ágil o atendimento.

TIRA DÚVIDAS

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus da família coronavírus que tem causado doença respiratória, recentemente identificado na China. 

Qual é a forma de transmissão?

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação é de pessoa para pessoa pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância ou contato com objetos contaminados. 

Quais são os sintomas apresentados por uma pessoa que foi infectada pelo novo coronavírus?

Febre associada a sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade para respirar, semelhantes a outras doenças respiratórias.

Existe tratamento para um novo coronavírus?

Até o momento não há antiviral específico recomendado para a infecção Covid-19. As pessoas devem receber tratamento e cuidados de suporte para aliviar os sintomas. 

Qual é o período de incubação deste novo coronavírus? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), presume-se que até o momento o tempo de exposição ao vírus e o início dos sintomas sejam de até duas semanas, ou seja 14 dias.

Qual é a definição de caso suspeito?

Na primeira semana de março o Ministério da Saúde ampliou as regiões de viagem para considerar casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. A partir da data todas a pessoas que chegarem a Curitiba vindas de viagem do exterior ou de estados com transmissão comunitária e apresentarem sintomas de infecções respiratórias, como febre, coriza, tosse, falta de ar, dor de garganta, nos próximos 14 dias após o retorno da viagem devem ser considerados como casos suspeitos.

Existe uma vacina para o novo coronavírus?

Não. Trata-se de um novo vírus, portanto ainda não há vacinas.

Tomei a vacina contra a gripe e/ou contra pneumonia. Estou protegido contra o novo coronavírus? 

Não. A vacina da gripe protege somente contra o vírus influenza, a vacina contra pneumonia protege contra doenças causadas pela bactéria pneumococo.

O que a pessoa pode fazer para se proteger?

Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. 

Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória: cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos.

Estive em viagem recente para uma região com a circulação da doença, mas não tenho sintomas, qual a orientação? 

Isolamento de 7 dias, independentemente de ter ou não sintomas, e de 14 dias, se sentir algum dos sintomas.

Tive contato com alguém que esteve em viagem para uma região com circulação da doença, devo tomar alguma precaução? 

Monitore o início de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias, caso surjam, mesmo que leves, procure um serviço de saúde e informe já no início do atendimento sobre o contato.

Estou com sintomas respiratórios, mas não viajei para nenhuma região com a circulação do novo coronavírus, o que devo fazer?

Pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não devem procurar as unidades básicas de saúde e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). O objetivo é evitar a proliferação de doenças respiratórias e também preservar a rede de atendimento de saúde para os casos graves.

Pessoas com quadros respiratórios, seja qual for, devem sempre que possível devem evitar locais fechados e aglomerados.

Qual o nível de gravidade da doença?

Dados iniciais publicados pelas autoridades internacionais de saúde pública que monitoram os casos pelo mundo, indicam que a letalidade seja entre 2% e 3%. 

Onde obter informações sobre o coronavírus?

Para esclarecimentos busque os canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Procure fontes de informações confiáveis, como órgãos públicos, e serviços de saúde.

NÃO COMPARTILHE FAKE NEWS

PROCURE SEMPRE OS CANAIS OFICIAIS E CONFIRME SUA DÚVIDA.

MATERIAIS OFICIAIS

Materiais gráficos: 

Cartaz oficial - Clique para baixar

Cuidados para pessoas idosas - Clique para baixar

Cartaz exercícios físicos - Clique para baixar

 

Materiais digitais:

Hábitos e prevenção - Clique para baixar

Cuidados em Casa Pequena - Clique para baixar

Cuidados ao chegar em casa - Clique para baixar

Mantenha 4 passos de distância - Clique para baixar

Dicas para entregadores/Delivery - Clique para baixar

Pediu Comida? Siga essas dicas - Clique para baixar

Lave as mãos - Clique para baixar

Telepaz - Clique para baixar

Voltar para o Topo