CORONAVÍRUS: A MELHOR PROTEÇÃO É A PREVENÇÃO

Saiba tudo sobre o novo coronavírus em Curitiba

COVID-19 EM CURITIBA

A MELHOR PROTEÇÃO É A PREVENÇÃO

As medidas preventivas são a melhor maneira de se proteger contra o novo coronavírus, que ainda não tem vacina. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforça a necessidade de a população manter o isolamento domiciliar e distanciamento social, além da obrigatoriedade do uso de máscaras caseiras nos ambientes públicos, quando for inevitável sair, adoção de hábitos preventivos e de saúde.

 

Separamos aqui, alguns links rápidos para facilitar a sua busca pela informação, aproveite para salvar as imagens e compartilhar com outras pessoas.

-SINTOMAS
-TRANSMISSÃO
-TRATAMENTO
-GRUPO DE RISCO
-RETORNO DE VIAGENS
-ISOLAMENTO
-SEJA VOLUNTÁRIO
-SUSPENSÃO DE EVENTOS E SERVIÇOS  
-PRINCIPAIS DÚVIDAS 

SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

Em Curitiba, o uso de máscaras em ambientes públicos e comerciais é obrigatório. O objetivo é diminuir a probabilidade de contágio.

DICA!

A recomendação é que as pessoas façam máscaras caseiras, evitando, assim, a falta de materiais para os profissionais da saúde.

COMO FAZER SUA MASCARA

NOVAS MEDIDAS SANITÁRIAS

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A campanha de vacinação começou no dia 23 de março em Curitiba e acontece em 21 locais da cidade. Os locais estão organizados para evitar aglomerações e facilitar o acesso da população.
Ao proteger a população da influenza, menos gente necessita de hospitalização, o que ajuda o sistema de saúde a reservar esforços para combater a covid-19.
Saiba mais.

428 NOVOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Prefeitura de Curitiba está contratando 428 profissionais de saúde para trabalhar no combate ao coronavírus na cidade. Serão 50 médicos, 150 enfermeiros e 228 técnicos de enfermagem, que passarão a reforçar de maneira emergencial o quadro de servidores da saúde do município.

Somando os esforços de preparação para a epidemia do novo coronavírus na capital paranaense, a Prefeitura de Curitiba publicou o decreto 407, no dia 13 de março, que dispõe sobre as regras para a requisição de bens e serviços de assistência à saúde. O decreto leva em consideração a declaração de emergência de saúde pública de importância nacional.

BOAS AÇÕES NA EDUCAÇÃO

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Curitiba foram suspensas desde 13 de abril e devem continuar, pelo menos, até o início do mês de agosto com o atendimento sendo retomado nas escolas e creches no segundo semestre deste ano.
Mas se o seu filho faz parte da rede, ele pode assistir às aulas pela televisão ou pela internet. E para as crianças mais carentes, a Prefeitura garante comida na mesa, beneficiando 17 mil estudantes com crédito alimentar. 
Veja no vídeo:

PRORROGAÇÃO PAGAMENTO PELO SIMPLES NACIONAL

A Prefeitura de Curitiba prorrogará por 90 dias o vencimento do pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) pelo Simples Nacional para os contribuintes em todas as faixas de enquadramento. A medida beneficia 175 mil empresas na capital e deve representar a liberação de R$ 60 milhões na economia do município nos próximos três meses. Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), o pagamento foi suspenso por 180 dias, favorecendo 68 mil empresários.
Saiba mais.

INOVAÇÃO

A inovação está a serviço da população em Curitiba. Várias ações do Vale do Pinhão têm sido realizadas durante a pandemia do coronavírus. Uma das mais importantes é a produção própria de máscaras escudo, para uso de profissionais que atuam na prevenção ao novo coronavírus. As máscaras são feitas em impressão 3D no FabLab Cajuru.
A criação de uma loja virtual para venda de artesanato da tradicional feira do Largo da Ordem é outra iniciativa. A feira está suspensa para evitar aglomerações, mas em menos de três minutos o artesão pode criar, gratuitamente, uma vitrine virtual  para divulgar seus produtos. Depois da vitrine pronta, ele negocia direto com o comprador e combina a entrega.

Conheça as iniciativas: http://www.valedopinhao.com.br/acoes-covid-19/

VIDEOCONSULTAS EM LIBRAS

Curitiba é a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para pessoas com sintomas de covid-19. A tecnologia foi doada ao município pela empresa de agendamento de consultas on-line Doctoralia e ajuda a dimunir a circulação de pessoas nas unidades de saúde no período da pandemia.
Veja o vídeo:

SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

Curitiba tem o serviço de escuta e acolhimento TelePaz, criado para o enfrentamento do novo coronavírus. Oferecido pelos telefones 3350-8500 (para toda a população) e 3350-8200 (para servidores da Prefeitura), o serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de conversar com um psicólogo por medo e ansiedade devido à pandemia da covid-19. Saiba Mais

Para que você mantenha uma rotina saudável de exercícios, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude disponibiliza aulas on-line diariamente, às 9h30, na página de Facebook (link do face) da secretaria. A ideia é que as pessoas façam os exercícios físicos em casa, seguindo as orientações dos professores de educação física, e com isso mantenham o sistema imunológico fortalecido. Saiba Mais

BOAS AÇÕES SOCIAIS

A Prefeitura mantém acolhimento social funcionando na cidade, além de campanhas de doação de alimentos e distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Fundação de Ação Social (FAS) já recebeu dez toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pela campanha "Pedreira do Bem", que começou no dia 8 de abril e vai até 10 de maio, na Pedreira Paulo Leminski. Saiba Mais.
As pessoas em situação de rua recebem lanches do programa Mesa Solidária. O programa ganha o terceiro ponto de distribuição durante a pandemia da covid-19. Saiba Mais.

COMÉRCIO

A recomendação é que apenas o comércio essencial seja mantido aberto e conta com a responsabilidade de todos os setores para barrar o avanço da covid-19 na capital e seguir as medidas sanitárias.

DECRETOS EMITIDOS PELA PREFEITURA DE CURITIBA

Saúde estabelece novas medidas de postura sanitária no combate ao novo coronavírus - 15/04/2020

Decretos amparam medidas de combate ao coronavírus - 19/05/2020

NÃO COMPARTILHE FAKE NEWS
PROCURE SEMPRE OS CANAIS OFICIAIS E CONFIRME SUA DÚVIDA.
 

MATERIAIS DE APOIO

Materiais Gráficos, digitais e vídeos oficiais

Hábitos e prevenção - Clique para baixar 

Probabilidade de Contágio: com e sem a máscara - Clique para baixar

Cuidados em Casa Pequena - Clique para baixar 

Cuidados ao chegar em casa - Clique para baixar

Mantenha 4 passos de distância - Clique para baixar

Dicas para entregadores/Delivery - Clique para baixar

Pediu Comida? Siga essas dicas - Clique para baixar

Lave as mãos - Clique para baixar

Telepaz - Clique para baixar

Vai fazer exercícios? Siga essas dicas - Clique para baixar

Medidas de combate ao Coronavírus - Clique para baixar

Bandanas são alternativas às máscaras caseiras - Clique para baixar

Cuidados com seu Pet - Clique para baixar

Recomendações para restaurantes - Clique para baixar

Cuidados na separação do lixo - Clique para baixar

Estou com sintomas respiratórios, e agora? - Clique para baixar

Cartaz Como lavar corretamente as mãos - Clique para baixar

Descarte de Luvas e Máscaras - Clique para baixar

Reutilização de máscara caseira - Clique para baixar

Etiqueta Respiratória - Clique para baixar

Uso correto da máscara - Clique para baixar

Regras para quem utiliza o transporte público - Clique para baixar


VÍDEOS
Novas Medidas Sanitárias - Clique para assistir

Cuidados com os avós - Clique para assistir

Como fazer sua máscara de tecido - Clique para assistir

Dicas do Curitibinha - Clique para assistir
 

Voltar para o Topo