Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Matriz

Vila Torres tem arraial de diversão para crianças neste domingo

Um arraial de brincadeiras, diversão e muitos quitutes típicos vai fazer a alegria das crianças da Vila Torres. Foto: Adriano Gomes

Um arraial de brincadeiras, diversão e muitos quitutes típicos vai fazer a alegria das crianças da Vila Torres neste domingo (30/6). A festa “Se essa rua fosse minha” é organizada por voluntários da ONG Junta Mais, numa parceria com a empresa Yellow e apoio da Prefeitura de Curitiba e da Associação Comunitária de Moradores Vila Torres.

Barracas de pescaria, argola, pula corda, dança da cadeira e outras brincadeiras com “prendas” vão tomar conta da Rua Aquelino Orestes Baglioli, que será fechada no trecho perto do Colégio Nossa Senhora de Medianeira para as crianças tomarem conta do espaço.

A festança começa às 13h30 e segue até as 17h. Além das brincadeiras e jogos, os voluntários vão distribuir mais 500 cachorros-quentes. O cardápio tem ainda pipoca e doces juninos.

“'Se essa rua fosse minha' remete às antigas brincadeiras e nossa intenção é de estimular a apropriação do espaço como um lugar de bem comum”, diz Thaís de Sousa Abicalaf, presidente da Junta Mais.

A ação deve reunir cerca de 40 voluntários para monitorar as brincadeiras. Parte das prendas serão doadas pela Grow (que trabalha com aluguel de bicicletas e patinetes elétricos); outra parte veio de doações para a Junta Mais, que serão distribuídos durantes as brincadeiras e jogos.

Um dos voluntários, Marcelo Quadros, fez a restauração e recuperação de brinquedos doados. Ele também se juntou à Ong e irá oferecer curso de restauração e recuperação de brinquedos para a comunidade da Vila Torres. As incrições poderão ser feitas no domingo, no período da festa. "A ideia é que as pessoas vejam nisso uma oportunidade de renda", disse Thaís.

Esta já é a segunda edição do “Se essa rua fosse minha”, da Junta Mais na Vila Torres. A primeira aconteceu em maio passado e teve grande participação das famílias do bairro.

Mais voluntariado

A Junta Mais agora se prepara para ampliar as ações dos voluntários. Thaís conta que uma das novidades que está sendo preparada é Saúde na Junta Mais, primeiramente com um projeto de saúde bucal para as crianças da Escola Municipal Vila Torres.

Nesse projeto que tem envolvimento da Universidade Positivo, os voluntários vão reforçar em palestras e ações práticas a importância da escovação e limpeza dentária diariamente. Também será distribuído kit de higiene para os participantes.

Outra novidade da ONG é ampliar as ações para outras comunidades de Curitiba, como na Caximba. “Estamos avaliando as necessidade de cada comunidade para ajustar os trabalhos à cada realidade”, diz.

Se essa rua fosse minha
Dia: domingo, 30 de junho
Horário: 13h30 às 17h
Local: Rua Aquelino Orestes Baglioli – Vila Torres (perto do colégio Nossa Senhora de Medianeira)