Ir para o conteúdo
Saída para as praias

Solenidade marca o início das obras de ampliação da BR-277 entre Curitiba e São José dos Pinhais

Solenidade marca o início das obras de ampliação da BR-277 entre Curitiba e São José dos Pinhais. Curitiba, 12/12/2025. Foto: Gilson Abreu/PMC

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, representou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (12/12) , na solenidade que marcou o início das obras de ampliação da BR-277, na saída de Curitiba para as praias, em São José dos Pinhais. O lançamento foi feito pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Nesta etapa, serão implantados 32 quilômetros de faixas adicionais entre os quilômetros 83 e 67, em ambos os sentidos, desde o Jardim Botânico, em Curitiba, até a Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O conjunto de melhorias inclui ainda alargamento de 15 pontes e viadutos, nas regiões do Jardim das Américas, Cajuru e Avenida do Trabalhador, 20 estruturas de contenção, 3,2 quilômetros de vias marginais em Curitiba, 15 quilômetros de ciclovias e a uma nova passarela na região da Quadra Esportiva Peladeiro. O Governo do Estado também fará obras de melhoria na chegada de Curitiba, com a construção de um novo trinário na altura do Jardim Botânico.

A expectativa é que as obras garantam mais segurança e agilidade para milhares de pessoas que circulam diariamente entre Curitiba e São José dos Pinhais, especialmente nas imediações do Contorno Leste e da área industrial próxima à fábrica da Renault.

Para o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, os investimentos em infraestrutura representam um vetor decisivo para um novo ciclo de desenvolvimento econômico no Paraná.

“Muito feliz de ver tudo isso acontecer. Quando o Estado amplia sua capacidade de circulação, cria condições para atrair investimentos, fortalecer a atividade produtiva e garantir que as pessoas se desloquem com mais confiança”, afirmou Martins.

OUÇA AQUI:
Paulo Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação 


No preview available
No preview available
No preview available

Segundo o vice-prefeito, obras como essa elevam a qualidade de vida da população.

“Iniciativas estruturantes fortalecem a confiança de quem deseja investir na cidade. A melhora no dia a dia das pessoas é essencial, nosso trabalho busca criar condições para que todos vivam melhor e prosperem e, com isso, o município e o estado avançam juntos”, disse.

OUÇA AQUI:
Paulo Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação 


No preview available
No preview available
No preview available

Segundo o governador do Paraná, Ratinho Junior, a implantação de novas faixas e dispositivos viários fortalece a mobilidade urbana e melhora a segurança em uma das regiões de maior fluxo do Estado. “Estamos iniciando uma transformação da rodovia, que ganhará mais pistas, ciclovias e obras de arte para garantir eficiência logística e qualidade de vida para quem utiliza esse trecho todos os dias”, destacou.

O governador também defendeu o novo modelo de concessões, que viabilizou um volume inédito de investimentos privados, com ritmo acelerado de execução e forte geração de empregos. “No primeiro ano de concessão já são mais de R$ 2 bilhões em obras, algo que não acontecia há décadas no Paraná”, afirmou, destacando o reconhecimento nacional do modelo por sua transparência e pelo equilíbrio entre tarifas e entregas.

As ações serão executadas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro dentro de um modelo de concessão elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em conjunto com o setor produtivo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do governo federal. O investimento é de aproximadamente R$ 148 milhões.

Como fica para a população no dia a dia

Durante o evento,  a EPR Litoral Pioneiro informou que durante a  execução dos serviços, a empresa vai  adotar um planejamento operacional voltado a reduzir ao máximo os impactos no dia a dia da população, com equipes dedicadas ao monitoramento constante do tráfego e à realização de ajustes sempre que necessário. A previsão é de que a mobilização dos trabalhos envolva mais de 700 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a geração de renda e impulso à economia regional.

Presenças

Também participaram do lançamento das obras o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual da Administração e Previdência, Luizão Goulart; os diretores-presidentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, da Sanepar, Wilson Bley, do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza, e do Viaje Paraná, Irapuan Côrtes; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Sérgio Carvalho; o diretor-executivo da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Manoel dos Santos Neto; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Severino Medeiros; o subchefe da Casa Civil do Estado, Lúcio Mauro Tasso; os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Thiago Bonagura (Desenvolvimento da Região Metropolitana) e  Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas); vereador Serginho do Posto; e o administrador regional do Cajuru, Agostinho Creplive Filho.