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Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Serviços municipais

Secretarias têm mudança no atendimento de serviços

Atendimento nas secretarias da Prefeitura de Curitiba é alterado a partir desta sexta-feira. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Diversos serviços da Prefeitura de Curitiba oferecidos pelas secretarias e órgãos municipais estarão disponíveis por meio eletrônico, pela Central 156 e pelo aplicativo Curitiba App.

O cidadão pode consultar os serviços municipais disponíveis on-line pesquisando pelo site da Prefeitura de Curitiba.

As medidas são necessárias para o enfrentamento, prevenção e controle do novo coronavírus (covid-19).

 

Finanças

Na Secretaria de Finanças, o atendimento presencial no prédio central da Prefeitura (Centro Cívico) e nas dez Ruas da Cidadania está temporariamente suspenso. Para garantir o atendimento on-line, as equipes foram reforçadas internamente.

Os prazos processuais ficam suspensos até o dia 12 de abril. Ficam mantidos todos os prazos para o pagamento dos tributos, taxas e débitos com a Prefeitura de Curitiba, relativos ao IPTU, ISS e ITBI.

Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) deverão ser emitidos necessariamente por este site ou pelo aplicativo Curitiba App, disponível para android e iOS.

Procuradoria-Geral

Na Procuradoria-Geral do Município, fica suspenso o atendimento presencial ao público externo no período de 23 de março até 12 de abril. A Procuradoria Fiscal mantém atendimento via telefone (3350-8444, 3350-8448 e 3350-8699) e pelos e-mails:
pgm_dividaativa@curitiba.pr.gov.br (assuntos relacionados à Dívida Ativa); pgm_pgf4@curitiba.pr.gov.br (atendimento relacionado à Execução Fiscal/Protesto) e  pgm_acp@curitiba.pr.gov.br (requisições de Pequeno Valor/Precatório).

 

Escalas

Todos os setores da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria do Governo Municipal e do Instituto Municipal do Turismo adotarão escalas de trabalho sem comprometer o cumprimento das tarefas essenciais. A organização e supervisão das escalas caberá a cada chefia imediata.

Nas unidades do Instituto Municipal de Turismo e na Secretaria de Governo Municipal, fica suspenso o atendimento presencial ao público externo.

Setran

De forma temporária, o atendimento ao público pela Superintendência de Trânsito (Setran) será feito somente de forma online. A sede (Rua Benjamin Constant, 157) e os postos regionais de atendimento do órgão, localizados em Ruas da Cidadania, ficarão fechados.

Também ficam interrompidos os prazos, por tempo indeterminado, para interposição de defesa de autuação, indicação de condutor, recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) ou ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Os usuários não terão prejuízo em relação aos prazos de interposição.

A medida tomada pelo órgão municipal segue deliberação nº 185 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que nesta quinta-feira (19/3) anunciou “a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito”.

No IPMC

O atendimento ao servidor, aposentado ou pensionista no Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC) deverá ter agendamento prévio pelo telefone 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.

Para evitar aglomerações no Setor de Atendimento do IPMC, não haverá acesso livre em qualquer horário. O servidor e o beneficiário que fizerem o agendamento terão acesso no horário para o qual marcaram o atendimento.

Os pedidos de aposentadoria poderão ser solicitados pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br. Nestes casos, o servidor será orientado sobre os documentos que deverá providenciar e encaminhar para futura análise.

 

Urbanismo

A partir da próxima segunda-feira, 23/3, os serviços da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) deixarão de ter atendimentos presenciais, passando a ser via e-mails. Os protocolos de novas solicitações, feitos exclusivamente em meio físico e presencial, ficarão suspensos por tempo indeterminado. 

 

Estagiários

Os estagiários ficam dispensados de suas atividades enquanto durar a suspensão das atividades presenciais, sem prejuízo à bolsa-auxílio a que têm direito.

Todas estas informações foram publicadas no Diário Oficial do Município em portarias específicas de cada pasta.

 

Saiba onde buscar atendimento on-line ou fazer agendamento

Secretaria de Finanças
IPTU
E-mail: cadastro@curitiba.pr.gov.br

ISS
E-mail: isscuritiba@curitiba.pr.gov.br

Alvará de Licença para Localização
E-mail: alvaracomercial@curitiba.pr.gov.br

ITBI
E-mail: itbi@curitiba.pr.gov.br

Nota Curitibana
E-mail: nfse@curitiba.pr.gov.br

Outros assuntos
E-mail: smf@curitiba.pr.gov.br

 

Procuradoria-Geral do Município
Clique aqui para o agendamento para atendimento no setor de Dívida Ativa 

 

Superintendência de Trânsito (Setran)

Indicação de condutor

Defesa de autuação

Recurso à Jari

Recurso ao Cetran

 

IPMC
Agendamento para o atendimento presencial: 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.
Pedidos de aposentadoria: atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.

 

Secretaria de Obras – Departamento de Pontes e Drenagem (atendimento será exclusivamente por e-mail)

Informações sobre faixa não edificável de drenagem (Guia Amarela)
O interessado deverá informar a indicação fiscal, nome completo, telefone e encaminhar para guia.amarela.smop@curitiba.pr.gov.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas por este e-mail. O setor poderá entrar em contato com o contribuinte, se necessário.

Divisão de Fundo de Vale e Posturas:
Informações sobre projetos de drenagem e canalizações: o interessado deverá informar a indicação fiscal, nome completo, telefone e encaminhar para projetodrenagemsmop@curitiba.pr.gov.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas por este e-mail ou 3350-9804 ou 3350-9685. O setor poderá entrar em contato com o contribuinte, se necessário.

Setor de Projetos de Drenagem
Protocolo da Secretaria de Obras: o interessado deverá informar a indicação fiscal, nome completo e telefone, esclarecer no corpo do e-mail qual a sua necessidade e/ou informação, anexar os documentos que deseja análise e aguardar o número do protocolo. O endereço eletrônico é protocolosmop@curitiba.pr.gov.br. Telefone do Serviço de Protocolo: 3350-9667 – 3350-9666 – 3350-9712