O inverno só chega no fim de junho, mas em Curitiba os fregueses dos Sacolões da Família já podem comprar as frutas, verduras e legumes típicos da estação mais fria do ano. Nas gôndolas das 11 unidades do programa da Prefeitura é possível encontrar tangerina, carambola, brócolis, inhame, cará, nabo, rabanete, batata-doce e mandioquinha. Tudo ao preço máximo de R$ 3,69 o quilo.
Nos Sacolões da Família, não é preciso fazer cadastro. Toda a população pode fazer compras.
Katlyn Cristina Aparecida, 24 anos, é a responsável pelas compras do restaurante da avó, especializado em culinária portuguesa. Nesta quinta-feira (26/5), ela esteve no Sacolão da Família da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro), e encheu um carrinho com verduras, legumes e frutas que farão parte do cardápio do restaurante.
A jovem afirma que o melhor lugar para comprar esses ingredientes é o Sacolão da Prefeitura. “Aqui tem sempre muita variedade e tudo muito fresco e bonito. Sempre compramos aqui”, diz Katlyn.
A aposentada Jóia Sanchez, 75 anos, fez compras pela terceira vez no Sacolão. “Vim uma vez e já decidi que compraria sempre aqui. Vale muito a pena pela qualidade e preço”, garante.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, reforça que os Sacolões da Família são os locais mais em conta para que a população tenha acesso a uma alimentação rica em nutrientes com preço baixo. “No inverno é preciso redobrar os cuidados com a saúde e a ingestão de frutas e verduras contribui para elevar a imunidade”, salienta o secretário.
Variedade
Nas unidades dos Sacolões da Família, a variedade é um diferencial para quem procura aquele ingrediente especial para uma refeição mais quente, como caldos e sopas. A coordenadora da unidade da Matriz, Katiane Maschio, conta que muitos fregueses vão atrás de ingredientes específicos e outros por praticidade.
“Temos produtos que não se acha em qualquer lugar, como a batata yacon, recomendada para diabéticos, e a bandeja com mix de ingredientes cortados para facilitar o preparo das sopas”, explica Katiane.
Saiba onde encontrar o Sacolão da Família mais próximo