Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
A Semana na Prefeitura

Renovação na frota de transporte e mais estrutura cicloviária

Prefeitura entrega 40 novos ônibus para atender bairros do sul e norte da cidade. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Nesta semana, Curitiba ganhou mais 40 ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo. Os novos ônibus têm tecnologia de ponta e vão atender linhas de bairros mais distantes do Centro, no Sul e Norte da cidade.

O prefeito Rafael Greca participou da cerimônia de reabertura dos trabalhos dos vereadores na Câmara Municipal, onde fez um balanço sobre dois anos de gestão.

Na ocasião, ele também falou sobre os desafios da cidade, como a meta de chegar a 408 km de estrutura cicloviária implantados até 2025 - 200 km a mais que a atual malha de vias existentes para a ciclomobilidade.

SEGUNDA-FEIRA

Prefeito faz balanço de dois anos de gestão

Na reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal, na Câmara de Vereadores, o prefeito Rafael Greca fez um balanço dos dois anos de gestão e anunciou avanços nas áreas do transporte, ciclomobilidade, saúde, meio ambiente e atendimento à população. Um dos destaques é a nova linha de transporte integrado no eixo da Linha Verde, na ligação entre as estações Fanny e Fagundes Varela, que deverá entrar em circulação em março.

Ruas do Bairro Alto ganham asfalto novo

A Prefeitura destacou a continuidade das obras de pavimentação em cerca de 600 metros das ruas Laranjeiras, Indaiá e Ingabaú, no Jardim Colina Verde, Bairro Alto. As vias estão recebendo uma nova camada de asfalto com reforço estrutural do pavimento.

TERÇA-FEIRA

Parques e praças passam por trabalho de manejo de arborização

A Prefeitura deu início a um trabalho amplo de manejo das árvores de parques e praças. Primeiro local a passar pelo serviço, desde a segunda quinzena de janeiro, o Parque Náutico, no Boqueirão, recebeu equipes de verificação e poda. A ideia é fazer toda a verificação das árvores, retirar de galhos secos ou que estejam obstruindo a iluminação, além de ervas-de-passarinho.

Motos e táxi são guinchados em fiscalização na Praça Tiradentes

Veículos sem licença para trabalhar em serviços de frete foram alvos de fiscalização conjunta da Superintendência de Trânsito (Setran), Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) e Guarda Municipal. Em 109 abordagens, foram emitidos 47 autos de infração de trânsito e 22 veículos foram removidos, com o apoio do serviço de guincho da Prefeitura. Entre os removidos estavam 21 motos e um táxi.

Prefeitura recupera pavimento de canaletas de ônibus danificado pelo calor

Uma nova fase da recuperação do pavimento das canaletas de transporte coletivo teve início. As altas temperaturas registradas nas últimas semanas diminuíram a rigidez da camada de asfalto e nas imediações das estações-tudo, onde os ônibus têm que frear e parar para entrada e saída de passageiros, vincos foram abertos causando desconforto para as pessoas que utilizam os coletivos. Os serviços começaram a ser executados na estação-tubo Carlos Dietzsch, sentido Portão, na Avenida República Argentina.

Curitiba vai duplicar estrutura cicloviária com mais 200 km de vias

A Prefeitura anunciou a meta de chegar a 408 km de estrutura cicloviária implantados até 2025. A ampliação em 200 km da atual malha de vias existentes para a ciclomobilidade faz parte do Plano de Estrutura Cicloviário. As novas estruturas cicloviárias têm como prioridade a integração com ônibus e outros meios de transporte.

QUARTA-FEIRA

Praça Eufrásio Correia é revitalizada

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu início a um trabalho de revitalização da Praça Eufrásio Correia, ao lado da Câmara Municipal. Além da recuperação do paisagismo – com podas e remoção de vegetação – será feita a recomposição dos caminhos internos de pedrisco, característica do projeto original, e revisão de toda a iluminação pública.

QUINTA-FEIRA

A Prefeitura entregou, na Rua da Cidadania do Cajuru, mais 40 ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Os novos ônibus vão circular a partir de segunda-feira (11/2) em linhas que atendem bairros mais distantes do Centro.
Com as outras entregas feitas desde 2017, a cidade conta com 157 ônibus novos.

SEXTA-FEIRA

Mutirão de limpeza Curitiba sem Mosquito 2019 começa pelo Atuba

Moradores do Atuba receberam o primeiro mutirão Curitiba sem Mosquito do ano. A ação de limpeza de terrenos e orientação é parte das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar os cuidados e evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.