Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação de qualidade

Professores da rede municipal de Curitiba participam de intercâmbio na Finlândia

Professores da rede municipal de Curitiba participam de intercâmbio na Finlândia. Curitiba, 04/11/2024. Foto: Luiz Costa/SME

Doze profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba estão na Finlândia para participar do intercâmbio firmado com a Universidade da Finlândia. O grupo embarcou no último dia 2 e retorna dia 9 de novembro.

A viagem integra um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal da Educação e os finlandeses, firmado em setembro de 2017. O objetivo é o intercâmbio de profissionais e ações de formação voltadas a professores.

No último dia 30 de outubro, os profissionais do intercâmbio participaram de uma reunião de trabalho na Secretaria da Educação, para organizar as visitas técnicas e materiais necessários.

Nos últimos anos, o intercâmbio tem contribuído para enriquecer diversas práticas pedagógicas na capital do Estado.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que algumas práticas desenvolvidas na educação finlandesa, que envolvem gastronomia e costura, colaboraram para a formatação de um projeto inédito criado pela Secretaria Municipal da Educação, o projeto Mãos na Massa, que desde 2021 ensina economia doméstica a estudantes do Ensino Fundamental. As unidades foram equipadas com ateliês e cozinhas industriais.

Em maio de 2018, a secretária e o chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, participaram de visitas técnicas a universidades e escolas na Finlândia e na Holanda, pois os finlandeses têm interesse no modelo curitibano de formação de professores, o Veredas Formativas.

“Para nós foi motivo de muito orgulho esse interesse dos finlandeses. O país que é referência em educação no mundo quer saber como Curitiba forma os professores. Desde então, esse compartilhamento vem sendo muito proveitoso”, afirma Maria Sílvia.

Em setembro do ano passado, representantes do Centro Finlandês de Expertise em Educação e Desenvolvimento (FinCEED) visitaram Curitiba para conhecer as unidades públicas e fortalecer os laços entre a capital do Paraná e a Finlândia.

Eles conheceram o Laboratório Pedagógico de Inovação, na sede da Secretaria Municipal da Educação, a Escola Municipal Herley Mehl, o Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira (anexo à escola), o Centro Municipal de Educação Infantil Heloína Greca, no bairro Pilarzinho, e a Escola de Sustentabilidade.

Formação profissional

Lançado em 2018, o Veredas permite que cada profissional escolha como fazer a formação continuada. “Cada um deve fazer seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, explica a secretária.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Veredas.