Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novos hábitos

Professoras da rede municipal ensinam alimentação saudável e cultivo caseiro de vegetais

Mãos na Massa: Economia Doméstica - Sustentabilidade e cultivo urbano. Foto: Divulgação.

 

Está com tempo de sobra nas férias e quer aprender mais sobre alimentação saudável e como construir sua própria horta caseira? Então faça sua pesquisa na TV Escola Curitiba sobre cultivo urbano e sustentabilidade e assista às aulas do projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino”.

O Mãos na Massa incentiva estudantes a encontrarem soluções para questões do dia a dia de maneira criativa e sustentável, para que sejam mais inovadores e autônomos.

No caso do cultivo caseiro de vegetais, é possível usar materiais recicláveis como garrafas PET para cultivar hortaliças até na parede do seu apartamento, numa horta suspensa.

Na aula sobre sustentabilidade e cultivo urbano para o 9º ano do Ensino Fundamental, professoras da Escola Maria Clara Brandão Tesserolli falam sobre alimentação saudável, mostram a Fazenda Urbana no Cajuru e explicam como manter sua horta sempre verde.

As professoras orientam os estudantes a começarem plantando temperos em vasos pequenos, e a partir daí podem cultivar alface, tomate, cebolinha, cenoura, entre outros, em caixas maiores. Tudo fresquinho e sem aditivos químicos.

Assista à aula.

Aprenda também sobre consumo sustentável.

Fazenda Urbana

Você também pode fazer uma horta por irrigação capilar, opção de plantio para quem mora em espaços pequenos que não têm solo, como sacadas e lavanderias de apartamentos.

Você vai precisar de uma caixa de isopor, um cano de PVC, terra preparada, serragem e das mudas de plantas.

Para saber como ter a sua, faça uma visita à Fazenda Urbana de Curitiba, onde essas hortas estão expostas.

LEIA MAIS