Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria

Prefeitura e MP assinam acordo para ampliar desenvolvimento profissional de servidores

Prefeito Rafael Greca com o procurador Gilberto Giacoia e o presidente do IMAP, Alexandre Matschinske, assinam acordo de Cooperação Técnica entre o IMAP e Ministério Público do Estado do Paraná. Curitiba, 26/06/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Termo de Cooperação Técnica assinado, na manhã desta sexta-feira (26/6), vai ampliar as possibilidades de desenvolvimento profissional dos servidores da Prefeitura de Curitiba e do Ministério Público do Paraná. A formalização da parceria que será consolidada através do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) foi realizada no gabinete do prefeito Rafael Greca.

Ao procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacoia, o prefeito ressaltou a relevância da parceria com o Ministério Público. “Esta será uma importante troca de experiências. Vamos criar equipes preparadas, tanto na Prefeitura quanto no Ministério Público”, enfatizou.

As ações educacionais previstas incluem o intercâmbio de experiências e de tecnologias educacionais entre as instituições, para a implementação da gestão da educação corporativa, o compartilhamento de conhecimento, informações e tecnologias para o aperfeiçoamento e a especialização técnica da equipe de agentes públicos da Prefeitura de Curitiba e do Ministério Público.

Otimização da estrutura

O procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia ressaltou o respeito que a instituição tem pela Prefeitura de Curitiba. Ele destacou o valor da parceria na base acadêmica.

“Esta parceria institucional, nesta área do aperfeiçoamento funcional e da formação, simboliza o futuro. O objetivo é otimizar a estrutura pública e reverter esta estrutura para a sociedade progressivamente”, declarou o procurador-geral.

O Termo de Cooperação Técnica possibilitará o compartilhamento do sistema municipal que permite a emissão de certificados, o Aprendere, a permuta de docentes em diferentes áreas do conhecimento, a realização de pesquisas conjuntas, a utilização em parceria de espaços institucionais e, futuramente, do estúdio de ensino à distância do Ministério Público, que deve ser instalado em 2021.

Giacoia estava acompanhado da subprocuradora-geral para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, e do promotor de justiça e coordenador geral da Escola Superior do Ministério Público, Eduardo Cambi.

O presidente do Imap, Alexandre Matschinske, e a diretora da Escola de Administração Pública do Instituto, Fernanda Schaefer Rivabem, também participaram da formalização da cooperação.

Além das oportunidades para os cerca de 28 mil servidores municipais, a parceria beneficiará os 4 mil servidores do Ministério Público. A participação de servidores nos cursos de formação e de desenvolvimento profissional dependerá de critérios de seleção definidos para cada atividade e a disponibilidade de vagas.

Encontro com procuradores

Após a formalização do Termo de Cooperação, no Palácio 29 de Março, o prefeito e os dirigentes do Ministério Público foram até o Salão Brasil, onde estava sendo realizada reunião de trabalho entre a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, e os procuradores da PGM.