Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Solidariedade

Prefeitura apoia projeto social da princesa da Dinamarca

Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, visita o Instituto Princesa Benedikte. Curitiba, 14/02/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Na tarde desta sexta-feira (14/2), o prefeito Rafael Greca, na companhia da primeira-dama Margarita Sansone, visitou a nova sede do Lar Dona Vera, construído em parceria com o Instituto Benedikte, em Santa Felicidade.

“É uma grande alegria ver um lugar tão importante como esse e tão lindo, é um orgulho de Curitiba”, disse Greca.

O abrigo foi inaugurado no dia 22 de outubro de 2019 pela princesa Benedikte, da Dinamarca, como o primeiro projeto social daquele país no Brasil.

Ele foi construído em uma área de 1 mil m2, onde são recebidas crianças com medidas protetivas que estão em processo de reintegração familiar, retiradas da guarda dos pais pelo poder judiciário, vítimas de maus tratos, violência sexual e com graves comprometimentos.

Estrutura

A parceria com o Instituto Benedikte favorece as doações para manter as três sedes coordenadas pelo Lar Dona Vera, inaugurado em 1996.

O abrigo tem capacidade para atender até 20 bebês com idade de zero a 2 anos, uma casa lar funciona no mesmo terreno, com crianças de 2 a 10 anos, e uma terceira unidade, recém-criada, acolhe cinco adolescentes que se tornaram mães precocemente e os bebês.

A instituição é conveniada a Fundação de Ação Social (FAS) e recebe bimestralmente uma bolsa para cada criança acolhida. Mas segundo a presidente voluntária, Mônica Tindó, as doações ainda são muito importantes.

“Tudo o que recebemos é bem-vindo, sejam doações para as crianças ou para o nosso bazar que acontece todas as segundas-feiras”, contou Mônica.

As crianças fazem aulas de natação, futebol e balé, frequentam creche ou escola local e recebem os cuidados de assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. O espaço também ganhou uma brinquedoteca doada pela Lego, empresa de brinquedos que também é dinamarquesa.

Presenças

Participaram da visita o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente do Instituto Benedikte, Wilson José Andersen Balão; o 1o diretor vice-presidente do instituto, Jens Olesen, cônsul honorário da Dinamarca; o 2o diretor vice-presidente, Pedro Luiz Fernandes, cônsul da Dinamarca; o diretor financeiro do instituto, Maximilian Eriksson Birckholz Andersen Balão; e a diretora administrativa do Lar Dona Vera, Marcella Souza Carvalho.