Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações internacionais

Prefeito recebe representantes da Turquia, Uruguai e México

Prefeito Gustavo Fruet recebe visita do Embaixador da Turquia no Brasil, Sr. Ersin Erçin. Curitiba, 06/05/2013 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O prefeito Gustavo Fruet recebeu nesta segunda-feira (11) a visita de diplomatas e representantes da Turquia, Uruguai e México. Os encontros serviram para troca de informações a respeito de possíveis parcerias em áreas como planejamento urbano, turismo e comércio exterior.

Turquia

O embaixador turco em Brasília, Ersin Erçin, está visitando diversos estados brasileiros e visita a capital paranaense pela primeira vez. Em conversa com Fruet, ele destacou as ótimas relações entre Brasil e Turquia nos últimos anos e convidou o prefeito a conhecer a cidade de Bursa. Segundo o embaixador, a cidade, localizada no Noroeste da Turquia, é semelhante a Curitiba em diversos aspectos.

Também participaram do encontro o cônsul geral da Turquia no Brasil, M. Özgün Arman; o cônsul honorário no Paraná, Luiz Alberto de Paula Lenz Cesar; e o vice-presidente da Associação Empresaria Brasil-Turquia (Asebt), Mevlüt Emrah.

Emrah confirmou que sua associação irá levar empresários paranaenses para a Turquia no segundo semestre deste ano, para fortalecer as relações comerciais entre os países nas áreas de alimentos, madeira beneficiada, autopeças e linha branca de eletrodomésticos. O prefeito indicou que uma maior aproximação comercial de Curitiba com a Turquia poderá ser feita por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Uruguai

Uma comitiva da prefeitura da cidade de Maldonado, no Uruguai, está visitando Curitiba nesta semana para conhecer trabalhos do Ippuc, da Urbs e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Acompanhados pelo cônsul geral do país em Curitiba, Joaquín Píriz Jorge, os representantes de Maldonado se encontraram com o prefeito Gustavo Fruet e conversaram sobre temas como turismo, comércio e mobilidade urbana.

Álvaro Bertoni, subdiretor geral de Turismo da cidade de Maldonado e também coordenador da Unidade Temática de Turismo Rede Mercocidades, destacou as medidas que estão sendo adotadas para atrair mais turistas para a região sul do continente. “Curitiba poderia ter um papel importante no turismo de negócios do Mercosul”, disse.

“Estamos desenvolvendo um projeto para a Copa do Mundo, buscando trazer novos turistas para cidade”, lembrou Fruet, que falou sobre o Instituto Municipal de Turismo e apresentou o superintendente do órgão, Paulo Colnaghi.

Máximo Oleaurre, diretor de mobilidade da prefeitura de Maldonado, solicitou apoio do Ippuc e da Urbs para o desenvolvimento do plano de mobilidade da cidade uruguaia e do seu projeto de terminais de ônibus. “Nossas cidades estão em sintonia. Atualmente, estamos discutindo um plano de gestão dos nossos terminais urbanos. Maldonado certamente pode contar com nosso apoio”, afirmou o prefeito curitibano.

México

A embaixadora do México em Brasília, Beatriz Paredes Rangel, trouxe ao prefeito Gustavo Fruet o convite da cidade de Toluca para se tornar uma cidade-irmã de Curitiba.

A embaixadora destacou o interesse de cooperação entre mexicanos e brasileiros nas áreas de planejamento urbano e desenvolvimento sustentável. Fruet falou sobre o trabalho do Ippuc e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e colocou os órgãos à disposição para futuras colaborações com o México.