O prefeito Eduardo Pimentel participou, na manhã desta quarta-feira (18/6), ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do evento que marcou o início das obras de duplicação da PR-418, o Contorno Norte de Curitiba. A cerimônia foi realizada na rotatória do Contorno Norte, no sentido Campo Magro.
As intervenções serão executadas pela concessionária Via Araucária, vencedora do leilão do Lote 1 do sistema rodoviário paranaense, que prevê investimentos de R$ 13,1 bilhões em melhorias nas estradas do Estado.
A duplicação da PR-418, uma das principais rotas da Região Metropolitana de Curitiba, trará impacto direto na rotina de milhares de motoristas que utilizam o trecho diariamente. Além de facilitar o deslocamento, a obra consolida a rodovia como um eixo logístico estratégico, conectando áreas industriais, centros comerciais e bairros residenciais.
Eduardo Pimentel destacou que a obra é fundamental para o desenvolvimento rodoviário da Região Metropolitana, que o investimento no Contorno Norte vai fortalecer a infraestrutura, melhorar a mobilidade e ampliar a integração logística de Curitiba com os municípios vizinhos.
“Essa é uma obra muito importante, que vai trazer desenvolvimento. Mas o maior benefício que ela vai proporcionar é salvar vidas. Essa duplicação vai garantir mais segurança a todos que utilizam esse trecho diariamente”, afirmou Eduardo Pimentel.
O prefeito agradeceu a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e ressaltou a parceria entre os governos federal, estadual e os municípios. “É uma alegria receber todos aqui, na divisa entre Curitiba, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Colombo — cidades irmãs da nossa região metropolitana. A presença do ministro aqui na ponta, ao nosso lado, engrandece nosso Estado e nossa cidade”, disse Eduardo Pimentel.
Ao lado do vice-prefeito, Paulo Martins, o prefeito também mencionou o avanço das obras viárias já realizadas pela Via Araucária com investimentos em marginais já em andamento, conectando o Parque Barigui ao Contorno Sul. Ele agradeceu ao governador Ratinho Junior, ao secretário estadual de Infraestrutura, Sandro Alex, e aos parlamentares que apoiam a região.
“Estamos vivendo um momento muito importante no Paraná, com união e desenvolvimento. Muitas obras estão sendo destravadas graças à parceria entre o governo do Estado e os municípios. Isso fortalece o investimento em indústrias, condomínios e moradias, impulsionando nossa economia e, principalmente, cuidando das pessoas”, completou Eduardo Pimentel.
Sete viadutos e marginais
Nesta primeira fase, a duplicação acontecerá em um trecho de 16,76 quilômetros entre os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo (do km 5 ao km 21 da PR-418). Também serão construídos sete viadutos e novas vias marginais.
A licença para as obras já foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT). A previsão é de que a obra seja entregue em 2027.
Infraestrutura viária
Essa é a primeira grande obra do novo pacote de concessões, desenhado pelos governos estadual e federal, com organização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Apenas nesse lote, 344 quilômetros serão duplicados e 215 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 32 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
A duplicação está inserida no Novo PAC, dentro da política de concessões que unifica rodovias estaduais e federais em um modelo integrado de gestão.
Lote 1
O contrato firmado entre a concessionária Via Araucária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá vigência de 30 anos. Ao longo desse período, a empresa será responsável por investir mais de R$ 7,9 bilhões em obras de ampliação e manutenção dos trechos sob sua concessão, além de destinar outros R$ 5,2 bilhões à operação dos serviços.
O ministro Renan Filho falou da boa relação entres os governos para o êxito do modelo de concessão que garantiu que as obras saíssem do papel. “No passado, o paranaense pagou caro e não levou as obras. Agora, a orientação é clara: não se cobra mais outorga. Isso significa tarifa mais baixa e mais investimento direto em segurança e infraestrutura para a população” disse o ministro.
Segundo Renan Filho, o Paraná hoje é uma potência logística. “Quando somamos a carga do Estado com a do Mato Grosso do Sul, temos força para transformar Paranaguá em um porto ainda mais robusto, ampliando a competitividade do Brasil”, destacou.
“Essa é uma parceria Brasil-Paraná e Paraná-Brasil que coloca a infraestrutura do Estado no melhor momento que ela já viveu. Estamos entregando obras com tarifas mais justas, sem cobrança de outorga, o que significa mais segurança e desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil. Essa união entre os governos federal e estadual está destravando investimentos que mudam a vida das pessoas”, afirmou o ministro.
Embora as concessões sejam federais, o modelo adotado para os novos contratos no Paraná foi construído a partir de uma proposta do Governo do Estado, resultado de amplo diálogo com o setor produtivo e a sociedade civil.
Entre os principais compromissos definidos no modelo está a antecipação das obras estruturais, com início já nos primeiros anos dos contratos — diretriz que se confirma agora com as intervenções previstas para o Lote 1 e, futuramente, para os demais cinco lotes.
Ao destacar a importância da união de esforços entre os governos estadual e federal, o governador Ratinho Júnior reforçou que o avanço das obras é resultado direto da estabilidade política, da boa gestão financeira e do modelo de desenvolvimento implantado no Paraná: “Este é um momento histórico para o Paraná, fruto da união política e do trabalho conjunto com o governo federal. O que nos une é o compromisso com as obras, com o desenvolvimento e com a população”, disse Ratinho Junior.
“Só conseguimos chegar até aqui porque o Paraná tem hoje a maior poupança pública do Brasil. Essa organização financeira, construída com muito esforço, é o que garante o sucesso do nosso modelo — o modelo Paraná”, completou o governador.
Presenças
Estiveram presentes ao evento o diretor Geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre, Guilherme Theo Sampaio; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Alexandre Curi; os prefeitos da região metropolitana de Curitiba Helder Lazarotto (Colombo), Daniel Lovato (Almirante Tamandaré), Rilton Boza (Campo Magro), Diego Ribas (Lapa) e Mauricio Rivabem (Campo Largo); e o CEO da Via Araucária, Sergio Santillán.
Também compareceram o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando Cesar Borba de Oliveira; o diretor de Engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o diretor dos Escritórios Regionais da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Martin H. Esteche; o ex-prefeito e secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca; o diretor administrativo e financeiro do DER/PR, Mohamed Kasem; e o superintendente regional do DNIT no Paraná, Hélio Gomes da Silva Junior, além de deputados federais, estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais das prefeituras da região metropolitana.