Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Encontros nos bairros

População tem mais espaço na administração com o Fala Curitiba

O programa Fala Curitiba é um dos destaques do instituto nestes dois anos de gestão do prefeito Rafael Greca. - Na imagem, Fala Curitiba Hauer. Foto: Divulgação

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) iniciou uma nova dinâmica de trabalho, com corte de despesas, otimização de processos e fluxos, adoção de medidas sustentáveis e mais espaço para a participação popular.

O programa Fala Curitiba é um dos destaques do instituto nestes dois anos de gestão do prefeito Rafael Greca. Foram promovidas 170 reuniões com moradores para que eles escolhessem obras e serviços prioritários dos bairros. Antes, a cada ano eram apenas dez reuniões nas regionais.

Com mais abertura de espaço para a população, as participações no Fala Curitiba saltaram de seis mil em 2017 para mais de dez mil em 2018.

Sucesso também entre órgãos internacionais: neste ano, o Fala Curitiba foi apontado pela ONU como exemplo de governança.

Coworking público

O Worktiba Barigui, o primeiro coworking público municipal do Brasil, foi idealizado pelo prefeito Rafael Greca e é administrado pelo Imap.

O coworking abriu as portas em 2017, fomentando 11 empresas. Neste ano, são 28 projetos inovadores aplicáveis na cidade de Curitiba.

No Worktiba também foram realizadas 45 palestras gratuitas e abertas para a comunidade sobre empreendedorismo e inovação, com a presença de 1,9 mil participantes em dois anos.

Economia

Todos os contratos com fornecedores foram revistos pelo Imap e os equipamentos de trabalho requalificados quanto à eficiência energética e utilização. Com essas e outras medidas, o instituto alcançou a meta de 30% de redução nos gastos.

Na sustentabilidade, o instituto internalizou o Imap Sustentável, programa com diversas ações de consciência ambiental e bem-estar dos servidores, entre elas a eliminação dos copos descartáveis.

Com o trabalho interno dos servidores, foram requalificados todos os equipamentos tecnológicos e disponibilizada conexão wi-fi gratuita, além da modernização de 12 portais que o instituto administra. 

Cursos e pós-graduação

O Imap também começou a ofertar pós-graduação gratuita em administração pública para servidores e comunidade. Foram 32 mil pessoas qualificadas, em dois anos, nos cursos que o instituto promove ou é parceiro.

Superação também na contratação de estagiários. O Imap incorporou a contratação de estagiários em instituições como Agência Curitiba S/A, Câmara Municipal e Cohab. Com isso, o número de contratados saltou de 1.089 em 2017 para 2 mil.