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Responsabilidade fiscal

Plenário Virtual completa seis anos com 200 reuniões realizadas

Plenário Virtual completa seis anos com 200 reuniões realizadas.

O Plenário Virtual, plataforma digital criada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento para auxiliar os órgãos de deliberação do município, completou seis anos em 2024, com um histórico de 3.300 votos registrados, 750 assuntos pautados e 200 reuniões e sessões realizadas.

A ferramenta vem sendo utilizada nas reuniões do Conselho de Gestão e Responsabilidade Fiscal (CGRF), que delibera sobre assuntos como a celebração de convênios, incentivos fiscais, contratação de créditos, planos de carreira e política salarial, entre outros.

Em breve, a plataforma deverá ser utilizada também nas reuniões da Junta de Julgamentos Tributários (JJT) e pelo Conselho Municipal de Contribuintes (CMC), que deliberam sobre questões de ordem tributária.

“O Plenário Virtual consolida o constante avanço de uma gestão pública inovadora e conectada, contribuindo para a organização, agilidade e integridade das nossas ações”, afirma o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz.

O coordenador de Projetos de Informação da Secretaria de Finanças, Eduardo Makowski, explica que a ferramenta não exige interação em tempo real e permite a inclusão de documentos, pautas, julgamentos, atas e outros assuntos relevantes, que os participantes podem acessar para visualizar, discutir e tomar decisões de forma ágil e organizada. O grande diferencial é que, por ser acessível a partir de qualquer navegador de internet, os usuários podem participar das discussões e deliberações independentemente de sua localização física.

Em um ambiente controlado e seguro, é possível gerenciar os acessos, as pautas de discussão, os prazos, entre outras funcionalidades pertinentes. O sistema também permite que os usuários assinem documentos digitalmente, por meio de certificados digitais, aumentando a segurança, a integridade e a confiabilidade dos documentos discutidos e gerados em cada sessão virtual. Modelos para a criação de pautas e atas também estão disponíveis na ferramenta, permitindo uniformidade nos procedimentos e documentos ao longo do tempo.

“Outra vantagem é que todo esse histórico de reuniões fica guardado para consulta de forma organizada. O Plenário Virtual se consolidou como um grande aliado na modernização e agilidade da gestão pública, alinhado com o compromisso de Curitiba em oferecer à população uma gestão inovadora, sustentável e eficiente”, finaliza Makowski.