Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Gestão compartilhada

Pilarzinho e Uberaba encerram a fase de bairros do Fala Curitiba, que volta em junho

Pilarzinho e Uberaba encerram a fase de bairros do Fala Curitiba, que volta em junho. - Na imagem, Fala Curitiba no Portão. Foto: Divulgação

Os bairros Pilarzinho (Regional Boa Vista) e Uberaba (Regional Cajuru) encerram, nesta quarta-feira (dia 8/5), a partir das 19h, a etapa de reuniões do Fala Curitiba nos bairros. Desde março, o público já vinha participando com sugestões encaminhadas pela internet e pelos formulários impressos disponíveis no Fala Móvel – a unidade itinerante da consulta pública.

Os encontros de bairros podem resultar na escolha comunitária de até três pedidos para cada uma das 17 políticas públicas da administração municipal e que poderão estar na fase seguinte. Na última etapa, a votação voltará a acontecer pela internet e pelo Fala Móvel, a partir de 11/6, e nas reuniões regionais, de 24/6 a 28/6, nas Ruas da Cidadania e outros espaços comunitários.

Dados parciais

Até essa terça-feira (dia 7/5), o público respondeu com 2.669 participações para pedir obras e serviços considerados prioritários pela coletividade. Desse total, foram 154 comparecimentos no Seminário (Regional Portão/Fazendinha) e 150 no Centro (Regional Matriz).

Obras públicas lidera o número de pedidos mas, no encontro do Seminário, cedeu a preferência para o setor habitacional. O grupo de moradores interessados em propor ações nessa área reuniu 40 pessoas e foi o maior da noite, seguido por Obras e Trânsito.

Desde 2017, quando o Fala Curitiba começou, até 2023, a população apontou mais de 500 ações e serviços considerados prioritários para a vida da cidade para a Prefeitura executar. Entre todas as prioridades, 364 (72%) já foram entregues pela Prefeitura, 109 (22%) estão em andamento e 30 (6%) vão começar em breve.