Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
325 anos

Peça de Bach celebra aniversário, Semana Santa e abre temporada 2018 da Camerata Antiqua

A Paixão Segundo São João de Johann Sebastian Bach é a obra escolhida para abrir a temporada 2018 da Camerata Antiqua de Curitiba, regido por Abel Rocha, dia do aniversário de 325 de Curitiba, na Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular. Curitiba, 29/03/2018 Foto:Luiz Costa/SMCS

A Camerata Antiqua de Curitiba deu início à temporada de apresentações de 2018 nesta quinta-feira (29/3) à noite comemorando o aniversário de 325 anos de Curitiba com a Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach. A apresentação ocorreu na Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular.

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, se juntaram às cerca de 600 pessoas que assistiram ao concerto. Essa foi a primeira de três apresentações gratuitas em igrejas que acontecem durante a Semana Santa. 

Greca enalteceu o grupo de músicos e a qualidade da peça de Bach, um dos grandes compositores da história da música clássica mundial. 

“Estamos trazendo o que Curitiba tem de melhor, que é o coro e orquestra da Camerata Antiqua”, disse Greca antes da apresentação. “Bach é a expressão cultural da Reforma Protestante e apreciado em todos os círculos religiosos e sociais. Dizem que, quando soa a música de Bach, nos infernos os demônios padecem e nos céus os anjos louvam o santo nome de Jesus.”

O presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná, pastor Irineu Rodrigues, disse considerar uma honra celebrar o aniversário de Curitiba com o espetáculo e a presença do prefeito. “Nós entendemos biblicamente que é na paz da cidade que nós teremos paz e quando a cidade é próspera os habitantes também serão prósperos”, afirmou Rodrigues.

O vereador Dr. Wolmir também estava entre o público presente.

Participantes internacionais
O concerto de abertura foi regido por Abel Rocha e contou com 46 músicos e cinco solistas. Foram convidados solistas de carreira internacional, como Norbert Steidl, que interpreta Jesus, Victor Torres, que interpreta Pilatos. O papel do evangelista foi interpretado pelo ator Edson Bueno. Entre os solistas estão ainda a soprano Cintia de Los Santos, o contratenor Paulo Mestre e o tenor Miguel Geraldi.

O texto da peça foi narrado em português, deixando em alemão as partes de maior contemplação da história — trechos que receberam legendas no telão. “Esse é um formato muito propício para levar a públicos que não estejam acostumados com a audição musical”, explicou Abel Rocha.

Paixão de Cristo e povo
A Paixão Segundo São João foi composta por Bach no período em que ele viveu em Leipzig, Alemanha, num inverno que precedeu a Sexta-Feira Santa de 1724. A peça é uma representação dramática do texto contido no Evangelho de João, emoldurada por dois corais na abertura e final e dramatizada de forma reflexiva em recitativos, corais, ariosos e árias.

O concerto se divide em duas partes. Na primeira parte, a primeira cena se dá no Vale do Cédron e a segunda no palácio do sumo sacerdote Kaiphas. A segunda parte mostra três cenas, uma com Pilatus, outra no Golgatha, e outra nas ruas de Jerusalém. O argumento dramático entre Pilatus, Jesus e os sacerdotes não é interrompido pelas reflexões feitas pelo coro, que em Bach sempre representa o povo

O grupo
A Camerata Antiqua de Curitiba é composta por 46 integrantes do Coro e Orquestra. Para a apresentação desta sexta e sábado se juntam a ela 70 alunos do Projeto Nosso Canto, além dos cinco solistas que também se apresentaram na quinta. O grupo executa a composição do texto que representa os capítulos 18 e 19 do Evangelho de João da Bíblia Luterana. Os capítulos contam os momentos finais de Cristo, com um ator representando o Evangelista narrando exatamente o texto contido na bíblia.

Temporada cheia
A temporada 2018 da Camerata terá 34 concertos, contando com o grupo inteiro, coro e orquestra e especificamente orquestra ou coro. Além da abertura, se destacam obras importantes do repertório de Johann Sebastian Bach, Motetos e o encerramento da temporada com o Oratório de Natal.

Na programação do coro, destacam-se três concertos com o tema ‘Missas’, escritos por diversos compositores de nacionalidades diferentes entre as quais os brasileiros como Pe. José Penalva, Osvaldo Lacerda e Lindembergue Cardoso com a Missa Nordestina.

A Orquestra faz uma importante participação na programação com o Mia Cara Curitiba, na qual executará grandes mestres italianos, bem como em outros programas com compositores universais como Haydn, Mozart, Villa-Lobos e um destaque ao concerto com dança barroca no mês de setembro, “Le roi danse”, com compositores da corte de Luis XIII e XIV, bem como dançarinos com coreografias originais do século XVIII.

Acesse a programação completa no site: www.camerataantiqua.org.br

Serviço
Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Paixão Segundo São João de Bach
Regência Abel Rocha
Data: Sexta-feira (30/03)
Horário: 19h30
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: Praça Senador Corrêa, 128 – Centro
Telefone: (41) 3233-4884
Entrada franca

Data: Sábado (31/03)
Horário: 19h
Local: Igreja Batista Alameda
Endereço: Alameda Júlia da Costa, 2225 – Bigorrilho
Telefone: (41) 3019-1308
Entrada franca