Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Espaço maker

Palhaços Bio e Grafia animam entrega do Farol da Inovação Cecília Meireles

Inauguração do Farol do Saber e Inovação Cecília Meireles, junto à Escola Municipal Dona Lulu, foi entregue hoje pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.| Os estudantes apresentaram uma peça teatral na qual os palhaços Bio e Grafia e seus ajudantes falavam sobre a vida de poetas e poetisas. Entre os citados estão Cecília Meireles e o prefeito, autor do Poema ao Rio Iguaçu, que ele declamou e depois autografou exemplares para as crianças.s - Curitiba, 15/05/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A comunidade do Bairro Novo ganhou, nesta quarta-feira (15/5), sua segunda oficina de criatividade, o Farol do Saber e Inovação Cecília Meireles. Junto à Escola Municipal Dona Lulu, o farol foi entregue pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Para marcar a cerimônia, os estudantes apresentaram uma peça teatral na qual os palhaços Bio e Grafia e seus ajudantes falavam sobre a vida de poetas e poetisas. Entre os citados estão Cecília Meireles e o prefeito, autor do Poema ao Rio Iguaçu, que ele declamou e depois autografou exemplares para as crianças.

“Esta escola é muito cara ao meu coração. Dona Lulu foi professora da minha mãe e da Margarita (Sansone, primeira-dama). E essa professora veio morar no Bairro Novo para mostrar que Curitiba é uma só”, disse o prefeito.

“O farol é para ler, se comunicar pela internet e agora também fazer prototipia, criar protótipos. Vocês vão aprender isso aqui e amanhã poderão ser engenheiros e projetar trens, metrôs, aviões”, completou o prefeito.

A secretária afirmou que o projeto dos faróis da inovação coloca Curitiba na vanguarda da educação. “O projeto participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e Massachussetts Institute of Technology (MIT) Media Lab, e foi um dos selecionados”, lembrou Maria Sílvia.

A estudante Juliana Matias, do 5º ano, fez o papel da palhacinha Grafia. “Amei fazer esta apresentação, amei o novo farol”, contou.

Biografia

A professora responsável pelos projetos no farol, Elaine da Silva, explicou que a ideia surgiu a partir da percepção de conflitos e violência. “Assim foi iniciado um trabalho de pesquisa sobre a biografia de alguns autores, porque acreditamos que elas sensibilizam os estudantes. Percebemos que, ao estudar a vida de pessoas que deixaram importantes contribuições para a sociedade, sejam elas famosas ou anônimas, causa-se um impacto positivo”, relatou. A pesquisa virou então arte circense, dando vida a Bio e Grafia.

Bairro Novo

O Farol do Saber Cecília Meireles foi inaugurado em abril de 1994 e atualmente conta com um acervo de 4.637 títulos e 9.532 usuários cadastrados.

A primeira unidade de inovação da Regional Bairro Novo foi entregue em setembro do ano passado. É o Farol Rubem Braga, junto à Escola Municipal Rio Negro.

Presenças

Participaram o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Bonfim; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; o chefe do Núcleo da Educação do Bairro Novo, Pedro Rodrigo de Andrade; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich; a diretora da unidade, Simone Regina Antunes; e os vereadores Beto Moraes e Colpani.

Faróis do Saber e Inovação já entregues

Herbert José de Souza (Cajuru)

Manuel Bandeira (Boa Vista)

Rocha Pombo (Portão)

José de Alencar (Pinheirinho)

Fernando Amaro (CIC)

Mario Quintana (Boqueirão)

Dante Alighieri (Santa Felicidade)

Rubem Braga (Bairro Novo)

Dona Pompília (Tatuquara)

Tasso da Silveira (Pinheirinho)

Pablo Neruda (Cajuru)

Castro Alves (Portão)

Vinicius de Moraes (CIC)

Luís de Camões (Boqueirão)

Cecília Meireles (Bairro Novo)

Laboratório Pedagógico de Inovação (Matriz)