Como as conexões humanas e a tecnologia tornam as empresas e as cidades mais inteligentes. Este é o tema do evento que acontecerá no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), na próxima terça-feira (26/3), às 19h, alusivo aos 40 anos da Central 156 de Atendimento ao Cidadão, completados em 7 de fevereiro deste ano.
O objetivo do evento, que tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, é mostrar como a transformação digital tem influenciado diferentes setores e impactado diretamente a vida da sociedade, contribuindo com o surgimento de smart cities e inúmeros benefícios para pessoas físicas, setor público e empresas de todos os portes.
A cerimônia será para convidados e é patrocinada pela Nexcore by Selbetti, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para serviços de contact center, contará com a presença de autoridades e empresários.
Transmissão pelo Youtube
Como parte do evento, será realizado um painel no qual serão debatidos temas ligados ao atendimento ao cidadão em cidades inteligentes. A conversa será transmitida ao vivo, de forma gratuita, pelo canal do Youtube da Nexcore by Selbetti. Os ingressos para a transmissão online poderão ser adquiridos via plataforma Sympla.
Farão parte do painel Yohhan Garcia de Souza, ouvidor-geral do Estado do Paraná; Ozires Oliveira, gerente de Operações do Instituto Cidades Inteligentes (ICI); e Claudia Silvano, diretora do Procon-PR. A mediação será feita por Marcello Deoarez Moreira dos Santos, gestor de tecnologia da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
40 anos de inovação
Criada em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura, ao longo dos anos a central passou por vários avanços.
Atualmente, a Central 156 funciona de forma ininterrupta em quatro canais de atendimento (app, chat, telefone e internet), monitorada por 94 funcionários, colocando os diversos serviços da Prefeitura, literalmente, na palma da mão do cidadão.
No ano passado, o serviço alcançou o recorde de 12,9 milhões de atendimentos no período, uma média diária superior a 35 mil chamados, com índice de satisfação de 95%, segundo pesquisas de NPS (Net Promoter Score).
O uso de inteligência artificial, tornou o App Curitiba ainda mais funcional para as solicitações à Central 156, já que ele é dotado de reconhecimento de imagem: através de uma foto o aplicativo apresenta opções ao cidadão dos serviços que mais apresentam conformidade com a imagem disponibilizada.
Foco é o cidadão
O gerente de operações do ICI, Ozires de Oliveira, explicou que a trajetória da Central 156 sempre foi pautada pela adaptação às mudanças tecnológicas e demandas da sociedade.
“Nosso propósito é sempre utilizar as ferramentas tecnológicas com foco no cidadão, preservando a humanização dos atendimentos e proporcionando uma jornada satisfatória.”
Para Deivis Romeiro dos Santos, diretor Comercial da Nexcore by Selbetti, a parceria da Central 156 com o ICI é referência no serviço público.
“Quando o assunto é atendimento de qualidade, a infraestrutura de contact center da central é um exemplo que merece a atenção de todos que atuam nesta área que deve servir de inspiração para o setor privado”, comentou.