Dois dos mais representativos grupos da cena musical curitibana se encontram neste sábado (9/11) e domingo (10/11), no palco do Guairinha: a Orquestra à Base de Sopro (OABS) e o Grupo Fato, que celebra 30 anos de trajetória. O show une a sonoridade da orquestra com a música regional e urbana do Fato, conhecido por ritmos como o fandango. Saiba mais no Guia Curitiba.
O encontro será carregado de simbolismo, remetendo ao Conservatório de MPB e às Oficinas de Música de Curitiba, instituições que moldaram as trajetórias dos dois grupos.
Os arranjos são assinados por Gilson Fukushima, Sérgio Freire e Davi Sartori, que deram novas roupagens a canções que marcaram a carreira do Fato. Entre as músicas selecionadas, estarão aquelas que revivem parcerias históricas com nomes como Alexandre Nero, Marcelo Sandmann, Benito Rodriguez e Antonio Saraiva.
“Somos fãs da Orquestra de Sopro e quando olhei para os arranjos, fiquei realmente emocionado. Passei horas estudando-os e a cada leitura me surpreendia com a criatividade e a beleza dessa nova roupagem. É uma interpretação diferente, a interação com a OABS nos permite expandir nossas fronteiras sonoras", comenta Ulisses Galeto, integrante do Grupo Fato.
Há três décadas, o quinteto se destaca por interpretar criativamente autores da cena musical independente. Com 9 álbuns, 2 DVDs e 1 livro de partituras lançados, o Fato é conhecido pela exploração de elementos da música tradicional paranaense, como os sons percussivos dos tamancos do fandango caiçara, que são transformados em instrumentos musicais.
Em 2020, o Fato lançou o álbum claro movimento, produzido por João Cavalcanti e disponível em todas as plataformas digitais. Em 2022, realizou uma turnê pelo Mercosul, passando por Buenos Aires, Montevidéu, Porto Alegre e Curitiba.
Sobre a Orquestra À Base de Sopro (OABS)
A OABS é um grupo especializado em música popular brasileira, fundado em 1998. Ao longo de sua trajetória, colaborou com grandes nomes da música, como Nelson Ayres, Joyce Moreno, Itiberê Zwarg e Egberto Gismonti, além de participar de lançamentos fonográficos como o CD dedicado ao maestro Waltel Branco e o DVD gravado ao vivo com Arrigo Barnabé.
Serviço
Data: sábado (9/11), às 20h, e domingo (10/11), às 19h
Local: Guairinha
Ingressos: R$ 35 (inteira)/R$ 17,50 (meia-entrada)
Classificação indicativa: livre