Exigência do cartão começará a valer a partir de 25 de novembro
A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A iniciará nesta sexta-feira (19) o período de orientação a motoristas em trechos das ruas Alferes Ângelo Sampaio e Fernando Simas, nos bairros Bigorrilho e Mercês, onde foram implantadas novas vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR). A orientação será feita até a próxima quinta-feira (25) e só a partir da sexta-feira (26) é que será exigido cartão do EstaR para estacionar.
O Estacionamento Regulamentado, implantado em Curitiba na década de 70, permite o rodízio no uso de vagas de estacionamento, democratizando a ocupação do espaço e beneficiando, principalmente comerciantes e prestadores de serviços. É que a vaga do EstaR prevê tempo limitado (neste caso a duas horas no máximo) ampliando a possibilidade de a clientela encontrar local para estacionar próximo ao comércio.
Na Fernando Simas são 61 vagas, aí incluídas quatro para idosos e quatro para deficientes, distribuídas no trecho entre as ruas Princesa Isabel e Padre Agostinho .
Na Ângelo Sampaio são 55 vagas de EstaR - o que inclui três para idosos e três para deficientes - no trecho entre as ruas Padre Agostinho e Princesa Isabel. Nas quadras seguintes, entre Princesa Isabel e avenida do Batel os motoristas encontrarão trechos de estacionamento livre nos dias de semana entre 20h e 7h; e nos fins de semana, das 14h de sábado até as 7h de segunda.
Curitiba tem atualmente 12.250 vagas de EstaR distribuídas em 590 faces de quadras de 100 ruas.
Destas, 8.793 são vagas pagantes e 3.457 são não-pagantes, reservadas a táxis, pontos de ônibus, ambulâncias e de parada com pisca-alerta, além de pontos de embarque e desembarque. No total, há 128 vagas exclusivas para deficientes e 360 para idosos.
O cartão do EstaR custa R$ 1,00 por hora e pode ser adquirido na sede da Urbs na Rodoferroviária, na unidade da Diretran na rua Benjamin Constant , 157 e no núcleo da Urbs da Rua da Cidadania da Matriz (entrada pela Pedro Ivo) e ainda mais de 50 endereços comerciais da cidade. Mais informações sobre utilização, compra e regularização do EstaR e endereços dos postos credenciados para venda podem ser obtidos no Guia de Serviços disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).
Serviço
Onde comprar o cartão do EstaR
>> No prédio central da Urbs, na Rodoviária, das 8h30 às 17h
>> Na unidade da Diretran na rua Benjamin Constant, 157, das 8h30 às 17h
>> No núcleo da Urbs na Rua da Cidadania da Matriz, das 8h30 às 17h
>> Em 52 endereços que podem ser localizados no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) Na área Trânsito localize a palavra EstaR e clique em Postos de Venda.
>> O cartão do EstaR custa R$ 1,00 a hora em qualquer local de compra.
>> Ao estacionar observe o tempo máximo permitido para aquela vaga. A maioria das vagas prevê no máximo duas horas