Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
GM 35 anos

Orgulho de Curitiba, Guarda Municipal ganha aplausos e nova viatura

Cerimônia em homenagem aos 35 anos da Guarda Municipal, na sede administrativa da corporação. Curitiba, 16/07/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS



A manhã desta sexta-feira (16/7) foi marcada por comemorações pelos 35 anos da Guarda Municipal, a serem completados neste sábado (17/7). A cerimônia aconteceu na sede administrativa da corporação, com a presença do prefeito Rafael Greca e uma homenagem ao ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Roberto Requião, responsável pela fundação da Guarda Municipal. 

Como em todo aniversário, teve presentes. Uma nova viatura foi entregue à Patrulha de Proteção Animal, que trabalha em conjunto com a Rede de Proteção Animal da Prefeitura nas ações de fiscalização e contra os maus-tratos a animais na cidade. E para reforçar o trabalho educativo da Guarda, a cadela Aysha foi doada por Melissa Kozera ao Grupo de Operações com Cães.

O prefeito Rafael Greca destacou a abrangência do trabalho da corporação na proteção dos curitibanos e do patrimônio da cidade. 

“Nós saudamos o trabalho dessa Guarda Municipal tão valorosa, que exerce as suas funções com inteligência. É inteligente acolher as mulheres vítimas de violência, é inteligente buscar socorrer os curitibinhas e dar a todos o direito à cidade. Os 1.552 guardas municipais confirmam a proteção e a defesa social de Curitiba”, disse Greca. 

O prefeito lembrou ainda que em sua gestão foram formados 426 novos profissionais e que outros 92 estão em formação. De acordo com Greca, a academia deve receber o nome do ex-comandante Odgar Nunes Cardoso, vítima da covid-19 no ano passado. 

Referência

O secretário da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, disse que a comemoração é também pela dedicação e bravura de cada um dos guardas e que o trabalho e a estrutura vêm sendo referência para corporações de outras cidades do Brasil.

“Temos prestado informações e treinamento, graças às nossas técnicas, táticas e conhecimento. Isso é motivo de orgulho”, revelou. O secretário destacou também a implantação da Muralha Digital, que tornou a presença da Guarda ainda mais efetiva. 

Gratidão e respeito

Para o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, que recebeu do prefeito um brasão de comandante, a trajetória da Guarda é uma prova de que o policiamento de proximidade é eficiente e assertivo.

“Hoje, quando estamos em formação da nossa 29a turma, expressamos nossa gratidão e respeito a todos os que contribuem com esse trabalho”, anunciou.

A medalha de mérito Borges de Macedo foi entregue ao ex-prefeito de Curitiba Roberto Requião, responsável pela criação da Guarda Municipal em sua gestão em 1986. Requião cumprimentou Greca pela nomeação de um comandante dentro da corporação. 

“Desde o início havia uma intenção firme de não admitir o comando externo na Guarda e quero aqui cumprimentar o Rafael (Greca) por ter colocado no comando um companheiro (Carlos Celso dos Santos Júnior) que entrou na época em que criamos a corporação. Que isso continue sempre como uma tradição”, disse Requião.

A medalha de mérito foi entregue também ao arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e à secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, pelo seu trabalho contra a pandemia da covid-19. 

Acompanharam a solenidade, o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o deputado estadual Requião Filho; a secretária municipal da Comunicação Social, Cínthia Genguini; o presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma, e os vereadores Oscalino do Povo e Pier Petruzziello; e o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo .

Homenagem no Jardim Botânico

Por ocasião do aniversário, quem passar pelo Jardim Botânico de Curitiba nas noites desta sexta (16/7), sábado (17/7) e domingo (18/7) vai poder ver a estufa iluminada em azul, cor do uniforme da Guarda Municipal.