Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Asfalto no saibro

Obra traz mais conforto e qualidade de vida para os moradores

Rua Fernando Corrêa de Azevedo, em Santa Felicidade é a segunda de cinco ruas que terão o saibro substituído por asfalto. Curitiba, 11/09/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Uma pequena obra promoverá uma grande mudança na vida dos moradores da Rua Fernando Corrêa de Azevedo, em Santa Felicidade. Um último trecho de saibro, de 104 metros de extensão, entre as ruas Aboud Khalil e Oswaldo Oto Stephanes, está recebendo pavimento em asfalto.

As obras, iniciadas há pouco mais de dez dias, ainda estão acontecendo, mas a comunidade já começou a comemorar.

“Há cinco anos reivindico a pavimentação da rua”, conta o empresário Evandro de Moura. Dono de quatro sobrados na rua, ele conta o asfalto valorizará a lugar.

“Todos os inquilinos estão festejando a obra que vai deixar a rua mais bonita, segura e com mais qualidade de vida”, diz Evandro Moreira.

Outro morador satisfeito é o latoeiro Rodrigo Farias dos Santos, que acompanha com atenção o avanço da obra em frente de casa. “A poeira e a lama atrapalham muito, mas estão com os dias contados. A casa precisa ser varrida quatro vezes ao dia e nem assim fica livre da sujeira. Ficará perfeita com asfalto”, diz Santos.

Asfalto no saibro

A Fernando Corrêa de Azevedo é a segunda de cinco ruas da Regional Santa Felicidade incluídas no programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura. Até 2020 serão pavimentados 100 quilômetros de vias, em toda a cidade.

Nesta primeira etapa, em Santa Felicidade, serão 685 metros de asfalto sobre o saibro. Também serão contempladas as ruas Antonio Kolody (Butiatuvinha), que ganhará novo pavimento em dois trechos, em quadras onde a via fica sem saída; a Francisco Boscardin (Cascatinha), do cruzamento com a Avenida Manoel Ribas até o fim da rua; a José Boiko (Santo Inácio), da esquina com a João Batista Dallarmi até o fim da rua; e a José Wisnievski (Butiatuvinha), já em broas, entre a Gerd Claassen e o fim da rua.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, explica o processo da pavimentação sobre saibro, que precisa de intervenções de drenagem antes de receber o novo pavimento.

“Uma rua de asfalto sobre o saibro começa do zero. É preciso assentar a galeria que recolhe a água da chuva, fazer os bueiros, respeitando as redes de água e esgoto que já existem no local, fazer a base e depois colocar o asfalto definitivo”, explicou.

Fresa e recape

Além das cinco ruas que terão o saibro substituído por asfalto, outras seis importantes vias da Regional Santa Felicidade foram revitalizadas e estão com novo asfalto. Foram contempladas com obras de fresa e recape ruas por onde passam ônibus e são canais entre os bairros Mercês, Santa Felicidade, Vista Alegre, Campina do Siqueira e Orleans.

Ruas com asfalto novo

Avenida Manoel Ribas (entre as ruas Jacarezinho e Via Vêneto), no Mercês
Rua Via Vêneto (entre as ruas Manoel Ribas e Marcos Mocelin), em Santa Felicidade
Rua Ângelo Stival (entre Via Vêneto e Manoel Ribas), em Santa Felicidade