Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
População atendida

Novo binário melhora o trânsito do Cajuru

Novo binário composto pelas ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz, no bairro Cajuru. Curitiba, 01/06/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

Sete dias depois de implantado, o binário composto pelas ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz, no bairro Cajuru, recebeu a inspeção do prefeito Rafael Greca, na tarde desta segunda-feira (1º/6).

O sentido único das duas ruas vale para o trecho de 1,45 quilômetro compreendido entre as ruas Miguel Caluf e Isauro Trinco, conforme projeto da Superintendência de Trânsito (Setran). Como lembrou o prefeito, a reivindicação para o binário havia sido apresentada pelo vereador Serginho do Posto no início da gestão, para melhorar a fluidez no tráfego de veículos pela região.

“É uma obra de quase 1.500 metros de asfalto que vai e que volta, entre a Rua Trindade e a marginal da BR-277, uma espécie de espinha dorsal do grande Cajuru: ligação da Vila Centenário, passa pelo coração do Cajuru e chega quase no Jardim das Américas e no Uberaba”, explicou o prefeito.

Greca percorreu as ruas e conversou com comerciantes locais, ao lado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; da superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, do vereador Serginho do Posto; da administradora regional Adriane Cristina dos Santos; e do engenheiro João Dallabona, do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Cajuru.

Lojista há um ano no bairro, Adriana de Almeida elogiou a mudança. “Era uma reivindicação antiga e agora ficou muito melhor”, disse ela.

Como ficou

Pela Rua Niterói, os motoristas podem utilizar a Rua Isauro Trinco como via de ligação, indo até a Rua Natal, em direção ao bairro Capão da Imbuia. Já no sentido oposto, trafegando pela Rua Sebastião Marcos Luiz, os condutores que vêm pela Rua Miguel Caluf chegam até a Isauro Trinco.

Funcionando em mão única desde o ano passado, a Rua Niterói teve a canaleta do transporte coletivo aberta no cruzamento com a Rua Engenheiro Costa Barros, possibilitando uma nova ligação viária. Com a abertura da canaleta, o cruzamento das ruas Niterói e Engenheiro Costa Barros ganhou um semáforo, implantado pela Setran.

Obras e melhorias

Antes da implantação do binário, a Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou melhorias na região. Ainda em 2019, a Rua Niterói ganhou asfalto novo no trecho de 1.115 metros entre a Rua Natal e a BR-277. A intervenção de reciclagem do pavimento deixou a via mais segura e confortável para motoristas e passageiros.

O mesmo trecho da Rua Niterói também passou a contar com luminárias de LED em trinta pontos de iluminação pública. A modernização do sistema trouxe mais eficiência luminotécnica para a via, garantindo melhor luminosidade e economia no consumo de energia elétrica. As luminárias de LED também serão instaladas no segundo semestre de 2020 na Rua Sebastião Marcos Luiz, que compõe o novo binário com a Rua Niterói.

Para que a drenagem da Rua Niterói funcione de forma mais eficaz e sejam evitados transtornos para os moradores, ainda está em instalação a nova galeria de águas pluviais, composta por 629 metros de tubos de um metro e de oitenta centímetros de diâmetro.

Na avaliação do secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a implantação do binário favoreceu o tráfego de veículos e as intervenções de pavimentação, iluminação e drenagem levam ainda mais benefícios aos moradores do bairro. “Além do trânsito, as obras que foram e estão sendo feitas refletem numa melhor qualidade de vida para a população”, apontou.