Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

Nova iluminação em áreas de lazer garante segurança e atrai visitantes

Obras na Praça Marco Aurélio Malucelli. - Na imagem, José Renato Moreira. Curitiba, 09/07/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Nos últimos dois anos praças, jardinetes e outras áreas de lazer dos bairros da região de Santa Felicidade ficaram mais iluminados. A Prefeitura de Curitiba investiu na troca e instalação de novas luminárias que deixaram mais claros os lugares, garantido segurança e conforto aos moradores.

A Praça Marco Antonio Malucelli, no Jardim Saturno, é um exemplo. Localizada na rua na rua Capitão Domingos Castellano, no bairro Santo Inácio, a área voltou a ser o ponto de encontro de adultos e crianças, depois receber um novo sistemas de iluminação.

Foram instalados dois postes de grande porte, com luminárias LED de 250 wolts e outras 13 luminárias padrão ciclovia, de 100 wolts e vapor metálico. O conjunto de iluminação valorizou a estrutura do espaço que abriga canchas de areia, parquinho, pista de skate, academia ao ar livre e uma pista asfáltica de caminhada.


“Ficou excelente! Voltamos a nos encontrar e fazer exercícios na praça. O local, antes escuro e inseguro, agora está perfeito”, disse a aposentada Alcires de Oliveira, 72 anos, moradora do bairro há mais de 40 anos.


O profissional autônomo, José Renato Moreira, que há dois anos mudou para o bairro, conheceu a praça depois que a nova iluminação foi instalada. Na primeira visita que fez ao espaço, descobriu que não precisa mais se descolar até os parques da cidade para manter a prática de exercícios físicos. “A praça é ótima e bem iluminada pé um convite para frequentar e praticar exercícios físicos”, disse Moreira.  

A poucos quilômetros de distância, no São Braz, fica a praça Antonio Durval Malheiros, recém entregue aos moradores da rua Tapiranga. A requalificação da área verde, com iluminação, calçadas, meio-fio, 180 metros de ciclovia, parquinho para as crianças e área de estar com grama deu vida ao lugar que estava sendo usado como lixão e depósito de entulhos.  Foram instalados um superposte com luminárias de LED e  16 postes com lâmpadas vapor metálico de 150 wolts.

“Ficou lindo, iluminado e tranquilo”, disse o morador Valdecir Pereira Ferreira.


“A troca das luminárias e implantação de novas garante mais eficiência energética e melhora o nível de luminosidade, fornecendo mais conforto visual e segurança para os moradores”, explica Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Sistema revisado

Outra praça do São Braz que saiu da escuridão fica na esquina das ruas Clara Filla e Antonio Scorsin, no São Braz. As antigas luminárias foram substituídas por postes de alta capacidade, com quatro luminárias de 250 wolts de vapor metálico. Na praça Manoel Lourenço Branco, na esquina das ruas Durval Pinto Cordeiro e Eduardo Jarnick, no São Braz, todo sistema de iluminação foi revisado e houve manutenção dos projetores de vapor metálico.

Também está mais clara a praça entre as ruas Luiz Fogiato e João Batista Chanoski, onde foram instaladas luminárias em LED para iluminação da área de bancos e da cancha com projetores LED.

A praça Piazza San Marco, em frente a Rua da Cidadania Santa Felicidade, é outro espaço que ganhou reforço na iluminação, além de mural em homenagem aos 140 anos da imigração italiana em Curitiba.