Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prefeitura nos bairros

Moradores estão satisfeitos com a revitalização da Rua da Cidadania Fazendinha/Portão

Reforma na rua da cidadania do fazendinha. Curitiba, 25/11/2021. Foto: Luiz Costa/SMCS

 

Referência para acesso aos serviços públicos dos moradores da região centro sul da cidade, a Rua da Cidadania Fazendinha/Portão está sendo revitalizada pela Prefeitura. Começaram nesta semana as obras na estrutura metálica do local, que tem 3.300 metros quadrados de área construída e fica na Rua Carlos Klemtz, 1.700, ao lado do Terminal Fazendinha e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha.

Os serviços de revitalização vão deixar o local ainda mais qualificado para receber moradores dos bairros Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel, que formam a Regional Fazendinha/Portão. Os trabalhos incluem a substituição das chapas metálicas danificadas do piso das passarelas e rampas, lixamento e remoção das ferrugens, aplicação de fundo anticorrosão para receber a nova pintura nas estruturas que dão sustentação à cobertura.

Estruturas metálicas

A quadra poliesportiva também será alcançada pela reforma, com melhorias nas estruturas metálicas da cobertura e do piso, que receberá nova pintura.

A reforma na Rua da Cidadania é uma parceria da Secretaria do Governo Municipal e Secretaria Municipal de Obras Públicas, responsável pela execução das obras. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em março.

“As intervenções vão garantir mais conforto, acessibilidade e qualificar a estrutura para melhor recepcionar as pessoas que buscam atendimento”, diz o prefeito Rafael Greca.

Para quem circula por lá, o ritmo das obras, mesmo que modifique temporariamente o local com as estruturas de trabalho, já representa boa notícia. A aposentada Jesus Aparecida Martin vai mensalmente ao Armazém da Família da Prefeitura, dentro da Rua da Cidadania, comprar produtos de qualidade com preços 30% mais em conta.

“Toda a melhoria é bem-vinda. Já gosto muito de vir até a Rua da Cidadania, mas reformada ficará ainda melhor”, diz a aposentada.

Nova pintura

O cuidado com as estruturas metálicas é uma segunda etapa de melhorias executadas neste ano na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão, que em julho completou 24 anos de inauguração. Em agosto, o equipamento ganhou nova pintura da fachada, no lado interno e externo, implantação das câmeras do programa Muralha Digital, da Prefeitura de Curitiba. Também passou a funcionar no local a Wi-fi Curitiba, rede pública de internet gratuita.

A requalificação das Ruas da Cidadania - espaços que aproximam a Prefeitura da população, dispensando os moradores de terem que se deslocar até o Centro para solicitar serviços públicos - faz parte das estratégias do prefeito Rafael Greca para facilitar a vida do curitibano. Além da unidade Fazendinha/Portão já passaram ou estão com serviços de revitalização das estruturas metálicas as Ruas da Cidadania de Santa Felicidade, do Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista.