Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Boqueirão

Moradores comemoram realização de obra pedida Prefeitura nos Bairros

Moradores comemoram realização de obra pedida Prefeitura nos Bairros. Curitiba10/09/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Foram 25 dias de obras para fechar os 80 metros de valeta na Rua Tenente Tito de Castro entre as ruas Anne Frank e Bom Jesus de Iguape, no Boqueirão. A obra foi um pedido da população na audiência pública Prefeitura nos Bairros da regional.

O resultado vai beneficiar não só quem mora nas quatro casas de frente para a via, mas muito mais pessoas que passam diariamente pela quadra. A obra colocou manilhas de 1,5 m de diâmetro e vai permitir à comunidade deixar de andar pela rua no trecho onde há décadas era uma vala a céu aberto.

Também aumenta a sensação de segurança da vizinhança. Antes, além da valeta, a área atraía usuários de drogas e pessoas que jogavam lixo. “Tinha de tudo, até móveis e eletrodomésticos”, lembra a dona de casa Cleusa Roseli Martins, 63 anos.

Ela mora há 12 anos do outro lado da rua onde a obra foi feita e tinha colocado a casa para venda. Após o fechamento da vala pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras, está revendo a decisão.

“Quando chegaram as máquinas, comemorei muito. Já havíamos procurado tantas pessoas para resolver essa situação que nem acreditava mais que conseguiríamos”, diz Cleusa.

Ela diz que tinha medo de chegar em casa sozinha à noite e contava com a ajuda dos vizinhos para abrir o portão em segurança. Também com apoio da vizinhança foi organizado o abaixo-assinado para levar à Prefeitura o pedido de providências.

Prefeitura dos Bairros

Foram somadas 150 assinaturas e a necessidade de fechar a valeta foi apresentada no Prefeitura nos Bairros do dia 7 de agosto. Quem formalizou a demanda foi o comerciante Floriano Ramirez Luz Filho, 51 anos, vizinho de Cleusa, que comemora a rapidez com que foi atendido. “Esse trecho fica entre dois CMEIs e tem um mercado próximo. Muitos pedestres e carros circulam por aqui”, explica.

“Ter essa valeta de dois metros de profundidade aqui há décadas era um risco para todos. É muito bom ver o fim desse transtorno, fico muito agradecido”, diz Floriano.

Galeria pluvial

Na mesma Tenente Tito de Castro, outra obra de macrodrenagem está em estágio avançado de andamento. Entre a Rua das Carmelitas e Rua Canal Belém a Prefeitura está fazendo nova galeria de águas pluviais que diminuirá os riscos de alagamentos na região.

A obra, iniciada na segunda quinzena de junho, está 70% concluída. A indicação para que a obra fosse realizada surgiu em uma reunião do programa Fala Curitiba. A implantação da nova galeria de águas pluviais esteve entre as 20 prioridades coletivas indicadas. A obra também contou com 124 votos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, tendo sido a mais votada.