Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Mercado Municipal recebe seminário de Cooperativas da Agricultura Familiar

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, participa da abertura do Seminário das Cooperativas da Agricultura Familiar, no Mercado Municipal. Curitiba, 06/12/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Nesta terça-feira (6/12) e quarta-feira (7/12), acontece no Mercado Municipal de Curitiba o primeiro Seminário das Cooperativas da Agricultura Familiar do Paraná. Mais de 140 pessoas de diversas regiões do Paraná e de outros 14 estados do Brasil são esperadas nos dois dias de evento, com a participação de representantes de mais de 70 Cooperativas vinculadas ao Sistema da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O objetivo do seminário é fortalecer o diálogo entre as cooperativas e os diversos parceiros do Estado, com destaque para parcerias vinculadas a organização produtiva, gerencial e comercial, prevendo a realização de painéis e sobre temas vinculados a programas vinculados à promoção e ao crescimento das cooperativas em âmbito regional e estadual.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel esteve na abertura do evento pela manhã e elogiou a iniciativa da Unicafes e também da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes PR), organizadores do evento.

“Como presidente do Pró-Metrópole, que envolve os 29 prefeitos de Curitiba e Região Metropolitana, fiz questão de vir aqui hoje para fortalecer nossa parceria. Nosso lema é o trabalho unificado e por isso que Curitiba quer ampliar e inserir cada vez mais os produtos da agricultura familiar nos programas de Segurança Alimentar da cidade”, disse Pimentel.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou a importância do encontro no Mercado Municipal. “Curitiba tem um mercado de 2 milhões de consumidores. Nossa ideia é cada vez mais termos os produtos da agricultura familiar nas feiras, Sacolões, Mercado Municipal e Armazéns da Família, que inclusive já vendem muitos produtos vindos destes parceiros”, afirma Gusi.

Evento

Durante os dois dias de evento serão realizados painéis sobre temas vinculados à produção, logística, crédito, desenvolvimento de negócios, consumo e soberania alimentar. O evento contou, no primeiro dia, com uma palestra magna com o Prof. Dr. Sérgio Schneider e acolhida de parceiros vinculados ao terceiro setor e aos poderes Executivo e Legislativo.

No período da noite será realizado jantar de lançamento de parcerias locais e da agenda com o poder executivo e legislativo estadual e nacional, prevendo participação das lideranças e parceiros que acreditam na força deste cooperativismo para o desenvolvimento do Estado.

No segundo dia será realizado painéis com parceiros presentes na região metropolitana de Curitiba, com destaque para construção de parcerias com a Prefeitura de Curitiba, destacando-se o Programa Armazém da Família, Sacolão, feiras e mercados públicos.

Participaram do seminário a presidente da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes PR), Aline Pasda; o conselheiro da Unicafes, Ivori Fernandes; e o superintendente da secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira.