Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Modernização

Mais quatro bairros passam a contar com iluminação de LED

Mais quatro bairros passam a contar com iluminação de LED. - Na imagem, Rua Tobias de Macedo Júnior - Santo Inácio. Foto: Divulgação

 

Avança pelo Hauer, Santo Inácio, São Braz e Santa Felicidade o trabalho de modernização das luminárias de Curitiba coordenado pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que em 2019 substituiu 16 mil pontos por LED e neste 2020 vai trocar mais 44 mil pontos. Nestes quatro bairros estão sendo trocadas 2.300 luminárias por equipamentos com tecnologia em LED. 

Os serviços seguem em andamento nesta quarta-feira (3/6) nas ruas Tobias de Macedo Júnior, Silvio Zanatta e Francisco dos Santos Lima, no Santo Inácio; Manuel de Chagas Lima, Carlos Chagas e Juruaçu, no São Braz; e José Tomasi, em Santa Felicidade. Nesta quinta-feira (4/6), o trabalho interrompido pela chuva e pela espera de um novo lote de luminárias será retomado na Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, no Hauer. 

“A substituição das luminárias é acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação pública da cidade. A documentação dos pontos dará melhores condições de acompanharmos o funcionamento do sistema e facilitará a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio do 156”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. 

Curitiba possui aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública. O trabalho de substituição das luminárias de vapor de sódio de alta pressão por luminárias de LED vai atingir de 37,5% desses pontos até o fim deste ano. 

“É um grande avanço em termos de qualidade luminotécnica e o nosso sistema de iluminação ficará mais eficiente. Todos lucramos com equipamentos que consomem menos energia e tem uma maior vida útil. E mais: luminária de LED não contém mercúrio, não emite calor e nem raios ultravioleta”, apontou o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros.