Consultas, exames e procedimentos das diferentes especialidades disponíveis na rede credenciada do plano de saúde dos servidores aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), são opções para a validação da prova de vida dos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
A única exceção são os atendimentos odontológicos realizados pelos prestadores da cooperativa Dental Uni, recentemente conveniada, ou seja, nestes locais a prova de vida não é regularizada.
Com os atendimentos na rede credenciada, os aposentados e pensionistas têm o procedimento atualizado dentro de algumas semanas depois de utilizar os serviços ambulatoriais e hospitalares do ICS. Para conferir a validade, os beneficiários devem acessar o portal do IPMC com login e senha. Na página inicial, logo abaixo da barra de pesquisa, é possível consultar até quando ela será válida.
Levantamento do IPMC mostra que cerca de 68% dos beneficiários atualizam a prova de vida com atendimentos do ICS. Para isso, não é preciso agendar nenhum serviço, os atendimentos de rotina renovam o procedimento por 12 meses.
Procedimento atualizado todos os anos
A prova de vida é necessária para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser atualizada anualmente para garantir o pagamento de aposentadorias e pensões. Os beneficiários têm outras formas de regularizar o procedimento. Os atendimentos feitos no SUS de Curitiba também são uma opção para os aposentados e pensionistas.
Durante o mês de aniversário, ou até 60 dias após a data indicada no aplicativo GOV.BR, os beneficiários podem garantir a validação da prova de vida sem sair de casa, usando o celular. Para mais informações, acesse o passo a passo.
Os aposentados e pensionistas também têm a possibilidade de realizar a prova de vida na sede do IPMC, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar documentos pessoais e comprovante de endereço.
Independentemente da opção escolhida para a prova de vida, a validade é de um ano.