Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conservatório de MPB

Maestro Sérgio Albach lança disco Clarone no Choro neste domingo

O maestro e diretor musical, Sérgio Albach, lança projeto inédito na discografia brasileira, um CD com clássicos do choro executados no clarone. Foto: Divulgação

O maestro e diretor musical, Sérgio Albach, lança projeto inédito na discografia brasileira, um CD com clássicos do choro executados no clarone. O primeiro show de lançamento do CD ‘Clarone no Choro’ será no domingo (3/6), às 11h30, no Conservatório de MPB de Curitiba. A entrada é gratuita.

“Apesar de pertencer à família dos clarinetes, o clarone não é muito conhecido e não é fácil de ser praticado, mas sua evolução técnica como instrumento permitiu esse grande salto”, explicou Albach.

O álbum, segundo feito pelo músico, traz 12 faixas com obras clássicas de compositores como Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado, Jacob do Bandolim, Abel Ferreira. Além de dois compositores radicados em Curitiba: Waltel Branco e Cláudio Menandro.

O disco reúne ainda dois duetos: um com Nailor Proveta (clarinete) e outro com Nelson Ayres (piano). O ponto alto do repertório é a execução da música Gargalhada de Pixinguinha, com dois clarinetes.

O CD Clarone no Choro conta com acompanhamento de Daniel Migliavacca, que compôs todos os arranjos, toca bandolim e também assina a direção musical do trabalho. A ficha técnica traz também Gustavo Moro (violão), Lucas Melo (violão 7 cordas) e Ricardo Salmazo (pandeiro e reco-reco).

Biografia

Clarinetista, arranjador, compositor, maestro e curador, Sérgio Albach é um instrumentista nascido em Curitiba com inúmeras participações em gravação de CDs, concertos, espetáculos musicais e teatrais. Desde 2002 é o Diretor Artístico da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba.

Como pesquisador do choro, criou os projetos “Choro no Sebo”, “No TUC tem Choro” e em 2001 a “Roda de Choro do Conservatório de MPB” que existe até hoje.

Como clarinetista, lançou seu primeiro CD solo em 2010, o “Clarineteando”, e já soma mais de 50 participações em CDs. Faz parte do “Mano a Mano Trio” ao lado de Glauco Sölter e Vina Lacerda, grupo que já excursionou pelo Brasil, América Latina e Europa.

Foi curador da Oficina de Música Popular Brasileira de Curitiba durante 14 anos (2002 -2015). Dirigiu importantes produções musicais como “Uma Rosa Para Elizeth” e “Noël”, com lançamento de CD em 2009. Também compôs trilhas sonoras para peças teatrais e espetáculos de dança e vídeo.


Serviço: Lançamento do CD Clarone no Choro com Sérgio Albach no CMPB

Local: Conservatório de Música Popular Brasileira - Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco

Data e horário: 3 de junho (domingo), às 11h30

Entrada franca