Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Regional Pinheirinho

Lixão dá lugar a academia ao ar livre na Vila Formosa

Academia ao ar livre na regional Pinheirinho. - Na imagem, Isaias Garcino de Oliveira. Curitiba, 09/09/2019. Foto: Luiz Costa /SMCS

Há sete anos, um terreno na Vila Formosa, no Novo Mundo, era feito de lixão por moradores, que jogavam no local restos de materiais de construção, lixo orgânico e material reciclável. Em agosto, a Prefeitura fez a limpeza do terreno e do córrego próximo, a manutenção de duas pontes e montou uma academia ao ar livre.

A limpeza garante mais segurança, evita a proliferação de ratos e outros animais transmissores de doenças, além de deixar o bairro mais agradável.

Segundo Odila Razel, presidente da Associação Amigos da Vila Formosa, alguns moradores costumavam jogar entulhos no lugar. Agora, estão mais atentos para a importância de manter o bairro limpo.

“Ficou mais seguro, limpo e bonito. Estou muito feliz com os equipamentos novinhos e o espaço de lazer”, comenta Odila.

O pedido foi feito pelo líder comunitário Isaias Garcino de Oliveira em encontro do programa Fala Curitiba, que aconteceu em julho na Rua da Cidadania Pinheirinho.

“É importante que a população faça os pedidos e esteja próximo da administração regional, porque funciona”, conta Oliveira.

A população pode participar das audiêcias públicas realizadas anualmente ou pelo 156.

156 na palma das mãos

O Curitiba 156 aproxima ainda mais o cidadão da Prefeitura. E deixo o acesso a prestação de serviços mais rápido. Integrado ao Curitiba APP o canal está disponível nas versões Android e iOS, para baixar pela Play Store do Google (para celulares Android) ou na Apple Store para os Iphones.

Pelo canal o usuário tem acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nas quais poderá definir pedidos específicos. O serviço de abordagem social é o único, entre os serviços do aplicativo, sem a opção de anexar fotos, para resguardar a identidade das pessoas atendidas.

No caso de problemas de iluminação pública, por exemplo, ao acessar o aplicativo será aberta a lista de postes mais próximos da localização do solicitante. Por esse caminho, a pessoa poderá marcar o poste com lâmpada queimada facilitando o processo de atendimento.

Da mesma forma no serviço de coleta de resíduos, na qual o usuário pode identificar as opções de rejeitos vegetais, caliças e entulhos.

Outras facilidades estão diretamente relacionadas aos equipamentos de atendimento ao público e ao transporte coletivo. Estão disponíveis todos os endereços, telefones, horários de funcionamento e a localização georreferenciada dos equipamentos públicos no mapa de Curitiba.

Baixe agora:
Google Play: https://bit.ly/2HNKqps