Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Jardinete Clotilde Germiniani

Jardinete no Bacacheri homenageia médica veterinária de Curitiba

Prefeito Rafael Greca participa da inauguraçao do jardinete Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, no Bairro Bacacheri. Curitiba, 09/09/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Dia do Médico Veterinário, comemorado nesta segunda-feira (9/9), foi marcado por homenagens em Curitiba. Entre elas, a inauguração do jardinete Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, no bairro Bacacheri, próximo do acesso ao Parque do Bacacheri.

“Fizemos questão que o espaço que lembra a professora Clotilde fosse inaugurado nesta data”, disse o prefeito Rafael Greca ao lado de Hélio e Francisco Germiniani, marido e filho da homenageada, respectivamente.

“O jardinete é lindo e vai eternizar em poesia a memória dessa doutora que foi grande e foi nossa”, completou Greca.

A área fica entre as ruas Nicarágua, Rodrigo de Freitas e Sargento Pedro Nunes Pereira, no acesso ao Parque Bacacheri.

Foram feitos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente 219 metros quadrados de calçadas, com nove rampas de acesso, que circundam um pequeno pomar plantado voluntariamente por moradores locais, além do monólito onde são apresentados os dados da homenageada.

Dra. Clotilde

A médica veterinária que faleceu em março de 2018, aos 80 anos, deu nome ao logradouro após uma proposição da vereadora Julieta Reis. Clotilde foi a única paranaense na Academia Brasileira de Medicina Veterinária e é celebrada pelo incentivo à música e à literatura.

Ela participou da fundação da Sociedade Brasileira de História da Medicina (1996), fez parte da Academia Paranaense de Letras, do Centro de Letras do Paraná, do Centro Paranaense Feminino de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba.

A solenidade contou com a participação de colegas médicos veterinários, familiares e amigos de Clotilde. Entre os que acompanharam a solenidade estiveram o ex-governador e veterinário, Orlando Pessuti; o presidente da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, Paulo Miranda; o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Avelino Ricardo Hass; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Távora Mira; e o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann.

Compareceram, ainda o vereador Bruno Pessuti; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto; e a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gher. A Banda Lyra também participou da homenagem.

Veterinários

Greca aproveitou a ocasião para lembrar e agradecer aos veterinários, que são grandes parceiros do município na retomada e no sucesso do trabalho de Proteção Animal da Prefeitura Municipal de Curitiba.

“Temos um intenso programa de castração gratuita, verdadeiro êxito na Proteção Animal”, reforçou o prefeito.