Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Inovação

Ippuc alinha equipes para uso do BIM

Ippuc alinha equipes para uso do BIM. Foto: Divulgação

 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) promoveu, nesta terça-feira (18/2), uma reunião de integração de equipes do corpo técnico da Prefeitura com vistas à utilização da tecnologia BIM (Building Information Modelling) em projetos da cidade, entre eles o do novo Inter 2 e das transposições da Linha Verde com o trinário de viadutos da Marechal Floriano, Anne Frank e Tenente Francisco Ferreira de Souza e as trincheiras em binário no Xaxim.

Coordenado pelo diretor de Implantação do Ippuc, Sérgio Matheus Rizzardo, o evento reuniu no auditório do instituto técnicos do órgão de planejamento e das secretarias municipais de Obras Públicas, Meio Ambiente e Setran.

Projetos

Os projetos de engenharia do Inter 2 já estão em licitação. Concorrem no certame empresas brasileiras e também de Espanha e Portugal. A Prefeitura também já contratou os projetos executivos das transposições da Linha Verde, que estão sendo elaborados com previsão de entrega para 2021.

A tecnologia BIM será aplicada em todo esse conjunto de projetos estruturantes. A utilização da ferramenta faz parte de cooperação técnica da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Paraná firmada pelo prefeito Rafael Greca e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em 5 de novembro de 2019.  

A estruturação dos projetos do setor público tendo por base o BIM está prevista no decreto federal 9.983 de 22 de agosto de 2019 que trata a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling.

LaBIM

Está em curso no Ippuc a implantação de um laboratório de Building Information Modelling. Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o instituto já investiu nesta gestão na compra de equipamentos, softwares e no treinamento do corpo técnico de engenheiros e arquitetos da municipalidade para utilizar a plataforma.

O LaBIM/PMC será um núcleo de capacitação para todo o corpo técnico do município.

“Estamos estruturando um ambiente interativo que permita o desenvolvimento de processos e projetos em todos os níveis com a integração de todos os setores da Prefeitura”, disse Sérgio Matheus.

Segundo o diretor de Implantação do Ippuc, fazem parte das etapas de implantação do LaBIM as fases de alinhamento de projetos, sensibilização do corpo técnico para a metodologia BIM, capacitação e integração, estruturação interna e parcerias e cooperações externas.

A tecnologia BIM permite a construção de modelos virtuais das estruturas possibilitando o acompanhamento detalhado de projetos viários e edificações, desde o estudo de viabilidade até a execução e fiscalização dos canteiros de obras. É possível iniciar projetos complementares de forma simultânea e compatibilizá-los com controle de prazos, orçamentos e sustentabilidade.