Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Assuntos metropolitanos

Integração da Região Metropolitana no Plano Diretor é debatida na Câmara

Representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (Smam) participaram nesta quinta-feira (06) de uma audiência na Câmara Municipal de Curitiba que debateu a importância da região metropolitana de Curitiba (RMC) na revisão do Plano Diretor da capital. Foto: Everson Bressan/SMCS

Representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (Smam) participaram nesta quinta-feira (06) de uma audiência na Câmara Municipal de Curitiba que debateu a importância da região metropolitana de Curitiba (RMC) na revisão do Plano Diretor da capital. A integração entre os 29 municípios que compõem a RMC foi discutida por especialistas, representantes das cidades envolvidas e estudantes universitários.

A Smam foi representada pelo superintendente Leônidas Nery Dias e pelo diretor técnico Alexandre Schlegel. “A integração é fundamental, por isso viemos apresentar o que está sendo feito em conjunto com a região metropolitana nas revisões de plano diretor de cada município”, afirmou o superintendente, que reforçou a importância do desenvolvimento econômico na articulação entre as prefeituras.

A falta de um plano regional que oriente o desenvolvimento dos municípios também foi objeto de debate. Para o presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal, vereador Jonny Stica, a ausência de direcionamento prejudica a articulação. “Estamos fazendo uma proposição ao Ministério das Cidades para que os municípios de uma mesma região metropolitana revisem seus planos simultaneamente”, explicou. Pelo Estatuto da Cidade, a revisão da lei deve ocorrer a cada 10 anos.

Essa foi a oitava audiência pública sobre o Plano Diretor na Câmara. Também participaram do encontro o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná, Valter Fanini, e o coordenador da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Carlos Hardt.

Em agosto, cerca de 70 pessoas de 20 municípios estiverem presentes em um encontro organizado pela Smam e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para discutir a integração da metrópole na revisão do Plano Diretor.