Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Projeto Inter 2

Inovação no transporte é apresentada à comunidade do Cajuru

A primeira consulta pública do Projeto Inter 2, de inovação do transporte público da cidade, reuniu 176 pessoas no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru. Na imagem, administradora regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos. Curitiba, 25/10/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A primeira consulta pública do Projeto Inter 2, de inovação do transporte público da cidade, reuniu 176 pessoas no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, nesta quinta-feira (24/10). A reunião é parte do Programa de Obras Múltiplas do projeto que terá R$ 534 milhões em investimentos, dos quais R$ 427,2 milhões em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões.

O encontro com a comunidade foi aberto pela administradora regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos. Também participaram os vereadores Serginho do Posto e Oscalino do Povo.

A arquiteta Olga Prestes, da coordenação de Transportes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e o engenheiro Paulo Socher, coordenador da Unidade Técnico Administrativa (Utag), que gerencia o programa junto ao BID, apresentaram as intervenções na área de abrangência da regional e os cidadãos puderam encaminhar sugestões por escrito e tirar dúvidas.

Entre as intervenções de destaque na região do Cajuru estão a integração do Inter 2 à Linha Verde, no complexo do viaduto do Tarumã, a reforma do Terminal Capão da Imbuia, a reestruturação de 10km de vias no itinerário do ônibus, com novas calçadas, iluminação e paisagismo, e a implantação do binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga.

Segundo a coordenadora de Transportes do Ippuc, só a integração do Inter 2 à Linha Verde deverá atender a 245 mil passageiros por dia.

Sugestões

Na reunião, foram entregues 16 sugestões ao projeto e outras 13 encaminhadas via internet pelo cadastro no portal https://conecta.curitiba.pr.gov.br/projeto-inter-2/login, acessado a partir do banner das consultas do Inter 2 em destaque no site da Prefeitura. Por esse caminho é possível ver o conteúdo do projeto, bem como a imagens ilustrativas e uma animação de como deverá ficar ao seu final. Até o dia 18/11 será possível enviar sugestões pela pelo portal.

Para as próximas terça, quarta e quinta (dias 29, 30 e 31/10) estão agendadas as consultas públicas do Inter 2 nas regionais Portão, Santa Felicidade, Boqueirão.

O projeto

O Projeto Inter 2 prevê intervenções por toda a cidade, ao longo dos 38 km de percurso das linhas do Ligeirinho Inter 2 e Interbairros II. Estão programadas a restruturação de 70km de vias e calçadas, a implantação de 35km de faixas exclusivas, 13 novas estações de embarque e desembarque modernas, climatizadas e autossustentáveis, novos terminais do Hauer e Campina do Siqueira, entre outras obras de grande porte.