Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Inovação e empreendedorismo voltam ao palco do Teatro Paiol

Inovação e empreendedorismo voltam ao palco do Teatro Paiol. Foto: Divulgação

A inovação e o empreendedorismo retornaram ao palco do Teatro Paiol na noite desta terça-feira (27/4), de onde foi transmitido o evento Paiol Digital de abril. O tema foi Inovação em Gastronomia, Educação e Serviços Financeiros, com a chef de cozinha Manu Buffara, o fundador da Escola Conquer, Josef Rubin, e a fundadora da Bcredi, recentemente adquirida pelo unicórnio Creditas, Maria Teresa Fornea Caron, a Tetê.

Por causa da pandemia da covid-19, o teatro está fechado para o público desde março do ano passado e somente seu palco foi usado para a transmissão on-line do encontro, com todas medidas de prevenção. 

“O Paiol é uma marca para esse evento importante do Vale do Pinhão, por isso a transmissão foi a partir do palco do teatro”, disse presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação Cris Alessi, que fez a apresentação do Paiol Digital.

A primeira palestra foi da chef Manu Buffara, que contou sua história de sucesso, principalmente à frente do Restaurante Manu. Ela está se preparando para abrir o segundo restaurante, em Nova Iorque, em 2022. Manu diz acreditar ser possível mudar a alimentação de uma nação com pequenas ações que iniciam na terra e dentro das casas de cada pessoa.

“Todos têm responsabilidade com a sustentabilidade, seja qual for a área de atuação”, disse Manu, falando on-line de sua casa em Pinhais.

O segundo palestrante, Josef Rubin, um dos fundadores da Escola Conquer, falou do palco do Paiol. Paulista de nascimento, mas curitibano de coração, Josef disse que a Conquer é uma escola nada convencional, em que os professores são profissionais de diversas áreas: atores, comediantes, chefs de cozinha, empreendedores.

A escola nasceu da necessidade de ensinar habilidades e competências que não são ensinadas nas instituições de ensino convencionais. 

Transformação pela Educação

Reconhecido como Empreendedor do Ano em 2020 pela EY Brasil, Rubin trocou dez anos de experiência em empresas multinacionais para iniciar o projeto da Conquer, com o propósito de transformar o Brasil por meio da Educação.

Um de seus cursos mais procurados, o de Inteligência Emocional, está sendo ofertado pela segunda vez durante a pandemia gratuitamente para inscrições até 10 de maio no site da empresa.

“É nossa contribuição para a sociedade neste momento difícil. Achamos importante oferecer algo de valor ao empreendedor nessa luta”, disse Rubin. 

A terceira convidada, Maria Teresa Fornea, falou de São Paulo, para onde o sucesso a levou. A Tetê, como é conhecida, foi co-fundadora em Curitiba da Bcredi, plataforma digital focada no crédito imobiliário, que recentemente foi adquirida pelo unicórnio Creditas. Ela agora é agora vice-presidente de Home Business da Creditas e continua como CEO da Bcredi. Tetê falou de atributos para se construir uma carreira empreendedora. “É preciso intensidade, vontade de fazer diferente, ter um propósito.”

O Paiol Digital é realizado na última terça-feira do mês, busca o  engajamento de pessoas conectadas ao mundo do empreendedorismo, da inovação e das novas tecnologias por meio das histórias inspiradoras de quem está transformando o mundo.

Mais Live

A programação de capacitações de abril do Vale do Pinhão ainda terá mais uma live esta semana. Nesta quinta-feira, às 14h, o programa Empreendedora Curitibana convidou a presidente do Grupo de Líderes Empresariais no Paraná (Lide Paraná), Helo Garrett, para compartilhar sua experiência sobre o tema Comportamento e Networking. 
A transmissão será feita pela plataforma Microsoft Teams e as inscrições para acesso ao evento podem ser feitas no site do programa da Prefeitura.