Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Troca de experiências

Hotel social recebe visita de missionários norte-americanos

Hotel social recebe visita de missionários norte-americanos. Foto: Divulgação

Um grupo de missionários voluntários da Southern Baptist Convention (Convenção Batista do Sul) visitou na noite do dia 3 de fevereiro um dos hotéis sociais do Projeto Nova Morada, Vida Nova. Com a ajuda de um intérprete, os norte-americanos conversaram e trocaram experiências de vida para ajudar os hóspedes com a ressocialização.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Departamento de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba e a organização da sociedade civil missionária Projeto Vida Promoção Social, que proporciona uma série de atividades de inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Junto com o departamento, o projeto já organizou eventos como os Dias da Beleza nos hotéis sociais e apresentações culturais no Programa Intervidas. A visita dos missionários faz parte de um exercício de intercâmbio cultural realizado periodicamente entre o Projeto e a Convenção.

“Por meio dessa parceria, o grupo consegue apoiar as nossas atividades como voluntários, compartilhando as experiências que tiveram nos Estados Unidos aqui no Brasil, e aprendendo um pouco sobre o que nós fazemos”, explica o coordenador do grupo do projeto responsável pela atividade, Matheus do Nascimento Senna.

Impacto positivo

Senna também afirma que para o grupo de missionários, que é composto por pastores, empresários, um advogado e uma médica, a experiência foi enriquecedora.

“Muitos do grupo já ajudaram pessoas em situação de rua ou dependentes químicos a se ressocializar, então eles possuem os conhecimentos para ajudar pessoas em situações parecidas. Para eles, poder proporcionar esse apoio em outro país é algo muito gratificante”, comenta.

Para os hóspedes, a atividade também foi positiva, como aponta o diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas, Thiago Ferro:

“A experiência foi emocionante, recheada de muito carinho e energia positiva. Ouvimos muitos elogios por parte dos americanos e também dos hóspedes”, afirma Ferro.

Dia da Beleza

Além do encontro com os missionários, o evento da semana passada também contou com uma nova edição do Dia da Beleza, onde as hóspedes mulheres puderam elevar a autoestima por meio de tratamentos de beleza oferecidos por integrantes do Projeto Vida.

As atividades oferecidas para os Dias da Beleza variam dependendo dos voluntários participantes, e a última edição contou com maquiagem, esmaltação de unhas, escova nos cabelos e massagens de mãos e pés.