Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Orgulho de Curitiba

Guardas municipais celebram a memória do comandante emérito e de colegas

Prefeito Rafael Greca participou da celebração dos 36 anos da Guarda Municipal, no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da corporação, na CIC. Curitiba, 04/08/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

O prefeito Rafael Greca participou nesta quinta-feira (4/8) da celebração dos 36 anos da Guarda Municipal, no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da corporação, na CIC.

A programação começou com o descerramento da placa que dá ao Centro de Formação o nome do comandante emérito da corporação, Odgar Nunes Cardoso, que faleceu em 2020 vítima da covid-19. Inspetor Odgar atuava como superintendente na Secretaria de Defesa Social e Trânsito e foi comandante da GM em duas ocasiões. Em 2019, recebeu a Ordem da Luz dos Pinhais, principal honraria concedida pelo município.

“A gratidão é a memória do coração e essa cerimônia é de agradecimento. Diante da academia da guarda, pintada com a cor azul do firmamento, do céu mais profundo, nós fixamos o nome do nosso comandante emérito Odgar Nunes de Cardoso, um estimado amigo e um grande exemplo para a Guarda Municipal de Curitiba”, disse Greca ao lado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e da viúva do homenageado, Silvia Zoraski.

 

Panteão dos Heróis

Para honrar os guardas municipais que faleceram no exercício da profissão, o prefeito também inaugurou o monumento Panteão dos Heróis da Guarda Municipal, posicionado nos jardins do Centro de Formação. Foram homenageados 24 servidores da corporação, com uma cerimônia presenciada pelos familiares.

“As pessoas valem pelo bem que elas fazem e todos nós podemos ser heróis todos os dias, pois é heróico o guarda municipal que atende uma criança afogada, que socorre uma mulher em trabalho de parto, que protege as crianças quando atravessam a rua, que coíbe a velocidade excessiva no trânsito que prejudica a vida”, disse Greca.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, agradeceu os guardas municipais pelo profissionalismo que têm empregado na defesa da sociedade curitibana. O comandante da GM, Carlos Celso dos Santos Junior, falou sobre as homenagens.

“Cada homem e cada mulher homenageados hoje são heróis da Guarda Municipal de Curitiba. São exemplos de retidão, competência, treinamento e capacitação”, disse Celso.

Amigo da Guarda

Oito autoridades e personalidades foram homenageadas pelos serviços prestados à GM com a medalha de Amigo da Guarda: o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; a assessora do gabinete do prefeito Cibele Fernandes Dias; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Jean Brasil; o arquiteto e urbanista Fernando Antonio Canalli; o diretor do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Soelio Antonio Vendramin; e o coronel reformado Sanderson Diotalevi, que comandou a Secretaria Extraordinária de Defesa Social do Município.

Desfile e conclusão

Na conclusão do evento, tropas a pé e motorizadas da GM fizeram um desfile no entorno do prédio do Centro de Formação. Houve, ainda, o plantio de muda de árvores nativas no bosque do Centro de Formação. Familiares dos guardas falecidos homenageados plantaram mudas.

O evento contou com a participação de 25 alunos integrantes da Guarda Municipal Mirim da Escola Ensino Fundamental Professora Maria Neide Gabardo Betiatto, incluindo o estudante cadeirante Leonardo do Nascimento Santos.

Luz azul

Além do evento realizado nesta tarde, a corporação também está sendo celebrada com a iluminação de alguns espaços públicos da cidade. A estufa do Jardim Botânico e os monumentos das Praças 19 de Dezembro e 29 de Março permanecerão decorados com a cor azul da Guarda Municipal até esta sexta-feira (5/8).