Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Bairro Novo

Guarda Municipal faz ação preventiva em praças

Guardas municipais do Núcleo de Defesa Social da Regional Bairro Novo (Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará), realizaram na quarta-feira (31/7) a Operação Paz nas Praças.

Os agentes percorreram as praças Napoleão Cortez, Semeador e José Soares Grobe.

Foram abordadas 9 pessoas, 7 homens e duas mulheres, além de um veículo que estava nas imediações. Nenhuma irregularidade foi constatada.

De acordo com o Núcleo de Defesa Social do Bairro Novo, as abordagens acontecem a cada 15 dias e fazem parte do trabalho de segurança preventiva na região.

Balanço do ano

No período de janeiro a 31 de julho deste ano, a Guarda Municipal já realizou sete operações Paz nas Praças com a missão de coibir os atos de vandalismo, perturbação do sossego, consumo de drogas e álcool e também, avaliar as condições de veículos e condutores na área das praças.

Estas ações resultaram em 161 abordagens, sendo 119 homens e 42 mulheres, além de 77 autuações de trânsito.

Entre as infrações constatadas estão som alto, estacionamento irregular, transitar na contramão e dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis a segurança. Os dados compreendem o período de janeiro a 31 de julho deste ano.

Ação continuada

Além destas ações pontuais, os agentes fazem diariamente rondas e saturações nas 44 praças e bosques da Regional Bairro Novo em forma de rodízio visando atender a todas as áreas. Em algumas situações, as equipes utilizam drones para mapear locais e dar suporte às ações.