Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais

Greca se junta às famílias no Caminho de Luz do Parque Náutico

Prefeito Rafael Greca participou do Caminho de Luz do Parque Náutico, evento do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais patrocinado pela Ligga. Curitiba, 08/12/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

O prefeito Rafael Greca se juntou a centenas de famílias que foram nesta quinta-feira (8/12) conferir o Caminho de Luz do Parque Náutico, evento do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais patrocinado pela Ligga.

Sob uma lua cheia que deu toque especial às milhares de lâmpadas coloridas que embelezam o trajeto no tradicional parque curitibano, o prefeito percorreu o 1,5 quilômetro num Chevrolet Belair 1952, vermelho, ao lado do diretor de marketing da Ligga, Rocky Santos, do advogado da empresa Roberlei Queiroz e seu filho, Gabriel.

“Uma lua fantástica brilha sobre o Rio Iguaçu. Já podemos dizer que é Natal”, disse o prefeito, pouco antes de parar na estação onde desejou e recebeu o “Feliz Natal” do Papai e da Mamãe Noel.

A alegria do prefeito se repetia nos carros com famílias que acenavam, cantavam e entravam desde já no espírito natalino que se espalha com as atrações em toda a cidade.

Logo após completar o trajeto, Marlon Zanelato e a mulher, Josiane, eram todo elogios para o evento. “Está lindo, tudo muito bem iluminado”, disse ela, ao lado do filho, também chamado Marlon. Destaque para eles: a árvore (de 22 metros e 54 mil microlâmpadas) e o presépio (com nove atores representando as figuras bíblicas na manjedoura na chegada de Jesus).

Família empenhada em curtir os eventos natalinos, eles já foram (e gostaram) no Caminho de Luz do Parque Barigui e se programaram para ver nos próximos dias a programação da Família Madalosso e da Família Moletta.

O caminho

Ao longo de 1.500 metros, as oito estações do Caminho de Luz apresentam aos visitantes um cenário repleto de simbolismo natalino.

Na segunda estação, por exemplo, telas em alta definição mostram o Grande Coral Celeste dos Anjos, com atores e crianças do projeto MusicaR entoando clássicos natalinos, como Uma Estrela Nasce, Borboleta Pequena e Bate o Sino.

O Grande Coral leva ao Corredor Celestial, trecho em que anjos com trombetas encaminham os passantes para o Anjo Gabriel, personagem bíblico que contou a Maria sobre a chegada de Jesus e é representado por uma escultura de 8 metros.

O caminho prossegue com as estações do Papai e da Mamãe Noel e o presépio. Entre outras, o grande final, onde uma árvore de 22 metros e 54 mil microlâmpadas encerra o Caminho de Luz no parque que é um tradicional espaço de convivência e lazer da população, berço e moradia de garças, jaçanãs, sabiás e cotias, entre outras espécies da fauna local.

Como aproveitar o caminho

Os Caminhos de Luz do Náutico e do Parque Barigui podem ser percorridos de carro, ônibus ou bicicleta.

No Barigui, o evento está sendo realizado de 29 de novembro até 23 de dezembro. Já no Parque Náutico, no Boqueirão, a atração vai de 3 a 23 de dezembro.

Há três sessões diárias (terça a domingo) em cada parque: 19h às 20h; 20h às 21h e 21h às 22h.

De carro

Para fazê-lo de carro é preciso agendar, mas as vagas estão todas preenchidas nos dois parques.

De ônibus

Para quem optar pelo ônibus, a linha Natal Parque Náutico funciona das 19h até as 21h30 e sai do Terminal Boqueirão a cada 15 minutos.

O preço é o da passagem normal, R$ 5,50, e pode ser pago com o cartão Urbs ou cartões de crédito e débito – sendo mantida a isenção daqueles que a possuem, como pessoas mais de 65 anos. Crianças menores de 5 anos não pagam.

Para o Parque Barigui, a linha Natal também sai a cada 15 minutos do Terminal Campina do Siqueira, entre 18h30 e 21h30, com veículos no modelo jardineira e híbridos, com mesmo preço dos demais.

De bicicleta

Para quem quiser passar de bicicleta pelo programa, o Pedala Curitiba terá eventos especiais:

- No dia 14/12 (quarta-feira) às 20h30, será realizado no Parque Barigui, com saída da Praça 29 de Março às 20h30.

- No dia 20/12 (terça-feira) é a vez do Parque Náutico, com saída da Rua da Cidadania do Carmo, às 20h30.

Bastar chegar e participar, mas é preciso ter mais de 15 anos de idade, usar capacete e ter sinalização noturna na bicicleta.

• Caminho de Luz da Ligga no Parque Náutico.
  • De 03/12 a 23/12.
  • Das 19h às 22h.
  • Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205. Boqueirão.
  • Grátis.
  • Vagas para o passeio de carro esgotadas, opções abertas para o passeio de ônibus e bicicleta.
  •

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.