Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Aviso de pauta

Gestores de Barcelona e Rosário vêm a Curitiba debater administração deliberativa

Para conhecer melhor as experiências de funcionamento das estruturas da administração pública de Barcelona (Espanha) e da prefeitura de Rosário, na Argentina, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) traz a Curitiba nesta quarta-feira (18) gestores municipais dessas cidades, referências na participação popular e no controle social das políticas públicas.

As experiências desses gestores serão apresentadas no 3º Seminário Internacional “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil”, que acontecerá no Salão de Atos do Parque Barigui, das 8h30 às 18h.

Pela manhã, José Garci Puga e Fernando Pindado Sánchez falam sobre a estruturação e funcionamento da Prefeitura de Barcelona pelo enfoque da descentralização dos serviços nos distritos e incremento da participação popular na tomada de decisões. Puga é gerente de administração do Distrito de San Martín e Sánches, gerente das áreas de direito, cidadania, participação e transparência.

À tarde será a vez do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Frederico Lustosa da Costa falar sobre os desafios de mudanças nas estruturas municipais.

Também neste segundo momento, a gerente da administração regional da área de infraestrutura, políticas sociais e urbana da prefeitura de Rosário, Alícia Pino, vai falar como se dá o controle social na organização e execução do orçamento participativo em sua cidade.

3.º Seminário Internacional “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil”
Data: 18 de novembro de 2015 (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Salão de Atos do Parque Barigui