Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Solidariedade

Foi dada a largada para a Campanha Doe Sangue pelo Esporte 2022

Lançamento da Campanha Doe Sangue pelo Esporte no Hemepar. Na imagem, Paratleta Anderson Rodrigues dos Santos Curitiba,03/05/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

 

Nesta terça-feira (3/5) foi dada a largada para uma corrida muito importante. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e o HN Biobanco lançaram a campanha Doe Sangue Pelo Esporte 2022, que vai até 30 de junho. O lançamento foi na sede do Hemepar, no Alto da XV.

A campanha é uma contrapartida social dos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte com participação aberta a toda população. Procura incentivar a doação de sangue associando-a à imagem de atletas beneficiários do incentivo ao esporte e embaixadores da ação.

A campanha também é essecial para o período do inverno, quando ocorre uma queda abrupta no número de doações.

“O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte disponibiliza cerca de R$ 5 milhões para atletas de Curitiba e dentro deste projeto existem contrapartidas sociais que eles devem cumprir, uma delas é fazer doação de sangue", contou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior.

"Procuramos incentivar todos os atletas para que venham até o Hemepar e ajudem as pessoas que estão lutando pela vida”, disse o secretário.

O paratleta olímpico do vôlei sentado Anderson Rodrigues dos Santos, que faz parte do programa de incentivo municipal, foi o primeiro a fazer a doação para a campanha deste ano.

“Nessas horas, nós atletas também temos que fazer nossa parte e mostrar que todos podem salvar vidas”, disse Anderson.

Sorteio

A campanha Doe Sangue pelo Esporte também conta com o apoio dos três principais clubes de futebol da capital paranaense: Coritiba, Athletico e Paraná Clube. Unidos na ação solidária, cada clube oferece uma camisa autografada por seus jogadores que serão sorteadas entre os doadores no fim da campanha.

Com este apoio, espera-se a participação dos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba, torcedores dos times do futebol paranaense, usuários dos centros de esporte e lazer da cidade, servidores municipais e comunidade.

A Associação Curitiba de Vôlei de Praia é outra entidade que está participa da campanha convocando seus atletas para doarem sangue e oferecendo camisas que serão sorteadas no fim da ação.

“Não existe substituto para o sangue, nós necessitamos muito destas doações e agradecemos à Prefeitura e todos os parceiros pelo apoio. A vinda destes atletas influencia a vinda de seus familiares e de muitos seguidores nas redes sociais”, explicou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres Souza.

Serviço: Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná

Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
Horário de coleta: 7h30 às 18h
Telefone: 0800 645 4555 (coleta pode ser agendada, caso o doador necessite)