Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Eletromobilidade

Fim de semana tem últimos passeios gratuitos no ônibus elétrico

Fim de semana tem último passeio gratuito no ônibus elétrico. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

Quem tiver interesse em embarcar no ônibus elétrico Higer, em teste em Curitiba, terá uma última oportunidade neste sábado (24/9) e domingo (25/9), quando a Urbanização de Curitiba (Urbs) promove mais uma demonstração gratuita no Parque Barigui.

O veículo repetirá a ação do último fim de semana e fará um passeio de seis quilômetros, com pontos de embarque gratuitos no Salão de Atos, no Pavilhão de Eventos e no Salão do Automóvel. O ônibus pode ser acessado também no Terminal Campina do Siqueira, com pagamento de tarifa. As viagens acontecem de hora em hora no período das 9h às 20h. Fiscais da Urbs vão acompanhar as viagens.

No último fim de semana, 130 pessoas embarcaram no ônibus no Barigui. A demonstração faz parte de uma série de ações que celebram a mobilidade sustentável na capital no mês de setembro. As atividades ocorrem de 16 a 29 de setembro e celebram também a Semana da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, celebrado na última quinta-feira (22/9).

Desde a última segunda-feira (19/9) até esta sexta-feira (23/9), o ônibus elétrico está sendo testado em cinco linhas capital - cada dia em uma - com o sistema de bilhetagem eletrônica e pagamento por cartão-transporte, de crédito ou de débito. Nesta sexta-feira, o ônibus elétrico está rodando na linha 826 Campo Comprido/CIC.

Com 12,2 metros de comprimento, o veículo Higer Azure A12 BR, do tipo padron, tem, segundo a fabricante, capacidade para transportar 78 pessoas, e autonomia de 270 quilômetros, com um conjunto de 12 baterias.

Sem ruídos e sem emissão de CO2, o ônibus elétrico é uma das principais apostas do município para o transporte coletivo nos próximos anos. Os primeiros elétricos devem ser incorporados à frota do Inter II, Interbairros II e do Ligeirão Leste-Oeste, a partir de 2024.

Dentro desse cronograma, outras montadoras devem fazer demonstrações e testes técnicos em Curitiba. A Eletra, fabricante nacional de ônibus elétrico, deve começar seus testes nas próximas semanas.

Antes de ser devolvido à montadora, o veículo ainda ficará em exposição, na segunda-feira (26/9), na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no Jardim Botânico, da 10h às 18h.