Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Curta Curitiba

Festival NuJazz agitou Curitiba no fim de semana

O Festival NuJazz é a primeira ação promocional "Curta Curitiba", nova marca para promover o turismo na cidade. Curitiba, 24/09/2010 Foto:Joel Rocha/SMCS

Moradores de Curitiba e turistas de passagem pela cidade aproveitaram no fim de semana uma nova atração, o Festival NuJazz, o primeiro do gênero no Paraná. O evento contou com nove shows, todos gratuitos. O Festival NuJazz é a primeira ação promocional "Curta Curitiba", nova marca para promover o turismo na cidade.

"Foi um evento muito importante no segmento do turismo cultural. Pela ligação que Curitiba tem com o a música, inclusive com um hotel conceito, faz tempo que gostaríamos de realizar um evento como esse. Com certeza, o festival consolida a cidade como sede de eventos culturais, esportivos e de lazer", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

O termo NuJazz é utilizado no meio musical como referência de "tocar livremente e de modo divertido". Diante desta proposta, os shows irão misturar jazz eclético, ritmos eletrônicos e gêneros próprios de cada país, resultando em combinações audaciosas e puramente festivas. Basta conferir a agenda de shows e os artistas envolvidas para ter essa certeza.

O festival começou na sexta-feira (24), na Boca Maldita, com apresentação do Trio Calamengau e Ceará e muito baião, xote e xaxado. Em seguida, o artista João Pedro assumiu o palco com instrumental jazz. Para fechar o primeiro dia, Hermeto Pascoal e Aline Morena se apresentaram.

No sábado, segundo dia do Festival, as atrações foram Helinho Brandão e Banda, com participação especial de Robertinho Silva, Kática Drumond e Ricardo Verocai e Azymuth, que fecharam as apresentações. Os shows serão na rua Silveira Peixoto, em frente ao Full Jazz Hotel, a partir das 16 horas. O trecho entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Batel será fechado para o evento.

Domingo, no Jardim Botânico, foi a vez da banda Big Wilson Soul, que subiu ao palco com muito soul e jazz com pitadas de world music. Para encerrar o Festival, apresentação da Big Time Orchestra e J. J. Jackson. O Dj Marcelo Neves se apresentou todos os dias.

Nova marca Curta Curitiba

Os turistas que chegam à cidade conhecem a nova marca "Curta Curitiba", utilizada em folhetos de divulgação, ações promocionais e pontos turísticos. A marca foi encomendada pelo Instituto Municipal de Turismo para fortalecer a imagem de Curitiba como um destino personalizado e convidativo e atrair visitantes.

A nova identidade visual também é uma ferramenta para sensibilizar o morador de Curitiba sobre o potencial da cidade de atrair visitantes. Atualmente, Curitiba recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

"Ter uma marca é um diferencial competitivo, uma estratégia de marketing para divulgar as potencialidades do destino", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

A expressão "Curta Curitiba" foi escolhida por denotar força e descontração. "Ela transmite ao visitante uma mensagem positiva e o convida para o turismo baseado na experiência e descoberta, mais participativo e menos contemplativo. É uma afirmação da vida curitibana para as pessoas que querem vivenciar a cidade", explica Juliana.

Variações da tipografia também foram exploradas na nova marca. A expressão ganhou modernidade e força ao ser escrita em caixa baixa, com letras sem serifa e na variação bold (negrito). Para colorir esses elementos, foram usados verde e vermelho, presentes no brasão do Município de Curitiba.