Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Matriz

Festival abre espaço para blocos de carnaval e os talentos da Vila Torres

Festival traz talento e cultura às ruas da Vila Torres.

As ruas da Vila Torres vão vibrar neste sábado (14/9). A primeira edição do Festival Vila Torres, organizado pela ONG Passos da Criança, traz uma série de atrações para a região, com blocos de carnaval e apresentações de talentos da comunidade.

O festival dá visibilidade às ações e resgata a memória da comunidade com a exibição de fotografias antigas e depoimentos de moradores. A Prefeitura ofereceu apoio de estrutura para o evento.

Considerada uma das comunidades mais antigas da capital paranaense, a Vila Torres remonta à década de 1950. Hoje, mais de sete mil pessoas moram na região.

Visitar o passado

A responsável pela área de marketing e captação de recursos da ONG Passos da Criança, Luciane Passos, comenta que eventos como esse inspiram outras comunidades a revisitar seu passado.

“Nossa intenção é trazer a cidade para dentro da Vila e resgatar as tradições da comunidade, que sempre ocupou muito a rua”, destaca Luciane.

Para o evento acontecer, a organização entrou em contato com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que forneceu apoio, palco, luzes, sistema de som e banheiros químicos.

Além disso, o Núcleo de Educação e Comunicação Popular da UFPR planeja usar o festival como plataforma de lançamento para uma espécie de museu online sobre a história da Vila Torres, que está sendo desenvolvido em parceria com a comunidade.

Programação

Das 14h às 15h, um arrastão de carnaval com o Bloco Afropretinhosidade, o Baque Mulher e o Aroeira, tomará conta da Rua Baltazar Carrasco dos Reis. Em seguida, a apresentação dos talentos da comunidade e de organizações convidadas dará continuidade ao evento, que deve durar até as 19h.

Jovens da Chácara Meninos de 4 Pinheiros farão uma apresentação de rap. O grupo de samba e pagode Canjão e o coletivo de música autoral Charles Racional também se apresentam.

Serviço: Festival Vila Torres

Data: sábado (14/9)