Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Educação

Festa marca aniversário da Casa Encantada no Bosque Alemão

A Casa Encantada, no Boque Alemão, no bairro Vista Alegre, está completando 19 anos e para comemorar haverá festa na manhã deste sábado (28) com contação de histórias e atividades recreativas e culturais para crianças. A festa será aberta á população e começa às 10 horas com apresentações de flauta com o repertório de músicas alemãs. Haverá a distribuição de doces e cupcakes. A comemoração de quase duas décadas de existência integra também a programação pelos 322 anos de Curitiba, festejados no domingo (29).

Também conhecida como Casa da Bruxa, a Casa Encantada foi inaugurada em 29 de março de 1996 e é uma das 199 unidades que formam a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. A construção em estilo alemão reproduz a moradia da bruxa do conto João e Maria, de autoria dos Irmãos Grinn, e é o cenário onde diariamente são contadas histórias para crianças a partir do reconto de autores germânicos. Para se chegar até a casas os visitantes precisam percorrer a trilha Hãnselund Gretel (João e Maria em alemão), formada por painéis espalhados por toda a extensão do bosque, que em alusão ao conto.

A hora do Conto acontece de terça a sexta-feira para visitantes e grupos escolares previamente agendados, às 9h30, 14h30 e 15h30,  nos fins de semana e feriados, ao público em geral, em três horários: 11h, 14h e 16 horas. Nas segundas feiras as bruxas do bosque visitam escolas a partir de agendamentos.

A programação cultural para a comemoração do aniversário da Casa Encantada está repleta de atividades que vão animar a meninada. As sete bruxas que trabalham em revezamento na Casa Encantada estarão presentes. Além de flauta haverá apresentação de fantoches da Guarda Municipal, coral e camarim de pintura. A comemoração continua no domingo, no dia do aniversário de Curitiba, com mais contação de histórias e uma conversa com Eliseu Souza Pinto e Eliziany Cristine Chaves Pinto, autores do livro “A Bruxa Morgana e a Floresta com Araucárias” e com o autorHardy Guedes.

O Bosque Alemão é o retrato da cultura e tradição da imigração alemã expresso em cada detalhe do bosque. O Bosque recebe perto de 14 mil turistas e moradores por ano.

ANIVERSÁRIO DA CASA ENCANTADA NO BOSQUE ALEMÃO

Sábado, 28 de março

10h - Apresentação de flauta – Músicas Alemãs

11h - Contação de histórias e conversa com autores do livro “A Bruxa Morgana e a Floresta com Araucárias” Eliseu Souza Pinto e Eliziany Cristine Chaves Pinto

13h - Apresentação de flauta – Músicas Alemãs

14h - Teatro de Fantoche da Guarda Municipal

15h – Coral Harmonia do Clube Alemão

15h30 – Contação de histórias

9h às 17h - Camarim de Pintura

Domingo, 29 de março

11h – Conversa com autores do livro “A Bruxa Morgana e a Floresta com Araucárias”, Eliseu Souza Pinto e Eliziany Cristine Chaves Pinto

14h – Contação de histórias

15h – Conversa com autor Hardy Guedes

16h - Contação de histórias

 Endereço: Rua Francisco Schasser, s/n - Vista Alegre.