Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação Social

FAS inicia mudanças no atendimento à população em situação de rua

A partir da próxima segunda-feira (15), o Centro POP para atendimento da população em situação de rua em Curitiba, que funciona dentro da Central de Resgate Social na Rua Conselheiro Laurindo, passa a funcionar na Rua Francisco Torres, 594, Centro. A mudança de endereço faz parte do reordenamento dos serviços de atendimento à população em situação de rua, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS).

A alteração é a primeira etapa do processo de fechamento da Central de Resgate, que funciona no mesmo endereço há 20 anos. O encerramento dos serviços na unidade acontece até o final de dezembro.

Os atendimentos aos usuários em situação de rua não serão interrompidos durante as mudanças de endereço. O novo Centro POP Matriz funcionará das 8h às 18 horas com serviço de abordagem social, espaço para higiene pessoal e alimentação, oficinas socioeducativas e encaminhamento à rede socioassistencial.

“O que queremos é proporcionar um atendimento individualizado, mais humano e com dignidade. Por isso, os públicos que são atendidos hoje em um único local, vão ganhar espaços novos, com um olhar específico das equipes em cada situação”, explicou a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

Dessa maneira, a partir de janeiro os espaços de atendimento e acolhimento da população em situação de rua masculina, feminina, idosa, LGBT e de crianças e adolescentes vão funcionar em endereços diferentes na cidade.

O atendimento à população em situação de rua tem sido um dos temas priorizados pela FAS nos dois últimos anos. “Esta era uma dívida da cidade de Curitiba e por isso articulamos ações junto a movimentos sociais, aproximamos o trabalho da FAS de outros agentes e buscamos a melhoria contínua nos nossos atendimentos proporcionando sempre uma trajetória de saída e resgate de autonomia da pessoa em situação de rua”, disse a presidente da FAS.

Confraternização

Na tarde desta quinta-feira (11), uma confraternização promovida pelo Shopping Jardim das Américas alegrou a tarde dos usuários da Central e marcou simbolicamente o encerramento das atividades do Centro POP. Um lanche especial foi oferecido pelos colaboradores do shopping e até o Papai Noel participou da festa distribuindo kits de higiene pessoal para cerca de 70 usuários da unidade.

Centros POP e Central de Resgate Social

As unidades de Centro POP realizam atendimento à população de rua e itinerantes durante o dia com serviço de abordagem social, espaço para higiene pessoal e alimentação, oficinas socioeducativas e encaminhamento à rede socioassistencial. Atualmente em Curitiba são seis Centros POP que atendem cerca de 420 pessoas diariamente.

A Central de Resgate Social reunia os serviços do Centro POP Matriz; a albergagem noturna, executada em convênio com a Confederação Evangélica de Assistência Social do Paraná; e a central 24 horas do Resgate Social, que atende as solicitações de abordagem nas ruas.

Endereços das novas unidades

Em funcionamento a partir de janeiro, após o fechamento da Central de Resgate Social:

- Centro POP Matriz (para atendimento diurno da população em situação de rua) – Rua Francisco Torres, 594, Centro.

- Casa das Mulheres (para o atendimento à mulher em situação de rua e população LGBT) - Rua Des. Westphalen, 1845, Rebouças. Atendimento integral (50 vagas).

- Projeto Casulo (crianças e adolescentes) - Rua Ébano Pereira, 436, São Francisco. Funcionará como um Centro Dia de atividades para crianças desprovidas de vínculo familiar e não encaminhadas para o acolhimento institucional por determinação da Justiça (40 vagas).

- Casa de Passagem (dia) e Acolhimento Noturno (masculino) – Av. Presidente Getúlio Vargas, 557, Rebouças. Unidade em gestão compartilhada com a Confederação Evangélica de Assistência Social do Paraná (230 vagas).